Notícias

Conib realizará em março o 2º Encontro Nacional de Escolas Judaicas

04.03.2016

A Confederação Israelita do Brasil promoverá no mês de março, em São Paulo, um encontro com os principais protagonistas da área de Educação Judaica no Brasil. Em destaque, o lançamento da Plataforma de Educação Judaica no Brasil, para capacitação de professores e debates sobre filosofia e gestão da educação

O evento, que vem em seguimento ao sucesso do primeiro encontro, em 2015, é restrito àqueles cujo trabalho é intrinsecamente ligado à área de educação. As vagas já foram preenchidas pelos representantes indicados pelas instituições. Participarão integrantes das entidades mantenedoras, diretores gerais e coordenadores da área judaica de 14 escolas, além de escolas complementares, movimentos juvenis e sinagogas, contemplando ao todo um universo superior a 10 mil estudantes.

O encontro, que tem curadoria da Conib, contará com os seguintes especialistas:  Ana Maria Wilheim, socióloga; Anna Penido, diretora do Inspirare; Ricardo de Abreu Madeira, professor da Economia-USP e especialista em economia da educação; Celso Zilbovicius, diretor educacional do Projeto Marcha da Vida Universitários; e Revital Poleg, representante geral da Agência Judaica no Brasil.

Também participarão Alberto Milkewitz, diretor da Fisesp; Sergio Napchan, Eduardo Wurzmann e Karen Didio Sasson, diretores da Conib, e Shirley J. Sacerdote, coordenadora da Plataforma de Educação Judaica.

O objetivo principal do encontro é fortalecer o papel das escolas na continuidade da comunidade judaica brasileira.

Rede de Escolas Judaicas Pluralistas

Em outubro de 2015, a Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau, o Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, e a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, de Curitiba, formalizaram a Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil. Essa iniciativa foi construída a partir do simpósio Novas Fronteiras para a Educação Judaica, realizado pelo Eliezer Max em abril de 2013, que durante três dias reuniu no Rio de Janeiro as equipes pedagógicas de diversas escolas judaicas do Brasil. Dois anos mais tarde, o Encontro Nacional de Escolas Judaicas, promovido pela Confederação Israelita do Brasil – CONIB, viabilizou a identificação de afinidades e interesses comuns entre o Eliezer Max e as duas escolas judaicas do Sul do país.

As equipes pedagógicas das três escolas já estão trabalhando fortemente na criação de uma referência curricular comum e na discussão de projetos pedagógicos conjuntos, incluindo formação de professores, elaboração de materiais pedagógicos, intercâmbios, iniciativas colaborativas e estudos de campo para os alunos. Nossa expectativa é potencializar esta parceria, por meio de uma plataforma digital disponível para os membros da Rede de Escolas.

A Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil se inspira na defesa de um judaísmo inclusivo, que sirva de referência para a construção de diálogos e encontros e que fortaleça as nossas escolas com a oferta de uma educação de ainda maior qualidade, possibilitando mais efetividade e relevância à contribuição da comunidade judaica para a sociedade brasileira.

 

Fonte: CONIB e Eliezer Steinberg

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019