Notícias

Conib fala em encontro do American Jewish Committee em Washington

09.06.2017

Uma delegação da Conib e da Fisesp, liderada pelo presidente Fernando Lottenberg, participou nesta semana em Washington do Fórum Global do AJC – American Jewish Committee. O vice-presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, representou a comunidade judaica gaúcha no evento.

A organização, fundada em 1906, recebeu em sua convenção os presidentes da Romênia e de Chipre, os ministros de Relações Exteriores da Itália, Áustria, Japão e Cingapura, a ex-ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, o filósofo francês Bernard Henry-Lévy e especialistas de diversas áreas, ligadas ao judaísmo e Israel.

O presidente da Conib falou sobre a situação política no Brasil e as ações da Conib nestes últimos meses, destacando a Missão Parlamentar que esteve em Israel em fevereiro, a aplicação da Lei Antiterrorismo e a mudança de datas no Enem, entre outros itens.

Na capital norte-americana, Lottenberg encontrou o embaixador do Brasil, Sérgio Amaral, o CEO do AJC, David Harris, e o correspondente do jornal Valor Econômico, Juliano Basile, que participou de um painel de jornalistas sobre a América Latina.

“Mais uma vez, a organização e a qualidade dos conteúdos apresentados durante o Global Fórum impressionaram. Pudemos estar em contato com figuras relevantes da política, do jornalismo e da academia, que apresentaram temas atuais com densidade. Também foi uma oportunidade de apresentarmos nossas questões e trocarmos informações com líderes comunitários de vários países, projetando a comunidade judaica brasileira no cenário internacional”, avaliou Lottenberg.

“O Global Fórum do AJC é sempre muito inspirador. Escutamos de protagonistas da história os principais desafios que o mundo atravessa no momento, como os Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump e os 50 anos da reunificação de Jerusalém. Também recebemos o apoio de grandes líderes mundiais. É fundamental que as lideranças da comunidade estejam presentes em encontros como esses, que nos revigoram e trazem sempre muita informação”, declarou o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

Muitos jovens compuseram a delegação brasileira: Ilana Meiches, Debora Heller, Laura Hauser, Daniel Gerstler, Marco Candi, Alberto Diwan, Sebastian Wattenberg, Ilan Cuperstein, Ricardo Kluger, André Lajst e Ariel Krok.
Principais debates no Fórum

Para marcar o 50º aniversário da Guerra dos Seis Dias, um painel de jornalistas israelenses debateu as repercussões dos conflitos na região e os esforços para a paz. Assista.

Um painel sobre a relação entre negros e judeus nos EUA discutiu se ainda existe uma agenda compartilhada entre as duas comunidades, décadas depois do Movimento pelos Direitos Civis. Assista.

Veja também trechos do debate entre Tzipi Livni e Bernard Henry-Lévy sobre o tema “Perspectivas judaicas sobre tendências globais”.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019