Notícias

Conib encontra ministro da Justiça e secretárias dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial

21.10.2016

Uma delegação da Conib, encabeçada por seu presidente, Fernando Lottenberg, esteve em Brasília nesta terça-feira, 18 de outubro, para encontros com o Ministro da Justiça, Dr. Alexandre de Moraes; a Secretária dos Direitos Humanos, Dra. Flávia Piovesan; e a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Desa. Luislinda Valois. Também participaram Octavio Aronis, diretor de Segurança Institucional da Conib; Rony Vainzof, secretário; e o assessor Alon Feuerwerker.

Na reunião com Moraes, foram abordadas questões de segurança pública, os perigos do terrorismo no Brasil e no mundo, a aplicação da Lei Antiterror, as investigações de crimes cibernéticos e os crimes de ódio.

A Conib sugeriu maior investimento nas delegacias especializadas em crimes cibernéticos e a criação de mais delegacias estaduais especializadas em crimes de preconceito racial.

A entidade também parabenizou o ministro pelo trabalho realizado durante as Olimpíadas e agradeceu o apoio da Policia Federal.

No encontro com Flávia Piovesan, a Conib propôs a capacitação de educadores da área de humanas, com o objetivo de sensibilizá-los ao tema da intolerância racial e instruí-los sobre o ensino do Holocausto.

A entidade apresentou seus projetos e ações para o combate à intolerância. Entre eles, a organização no Brasil da cerimônia do dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a criação da Rede de escolas Anne Frank, a divulgação da história do nazismo e do antissemitismo, com o apoio à publicação de livros como “Dez Mitos Sobre os Judeus”, da professora Tucci Carneiro, e “A Cozinha Venenosa”, de Silvia Bittencourt.

Também mencionou a participação de jovens da comunidade judaica paulistana em programas voltados à inclusão de refugiados oriundos da África, predominantemente, do Oriente Médio e da América Central.

Outra proposta apresentada pela Conib diz respeito à construção jurídica do conceito de discurso de ódio no Brasil, com a realização de pesquisa abrangente que traga subsídios para a compreensão e o enfrentamento do discurso de ódio, mediante autorregulação dos provedores de internet e aprimoramento da legislação. Também foi tratada a prevenção deste discurso com ações educativas, como, por exemplo, o Programa Humaniza Redes.

A delegação da Conib também encontrou a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois. O tema da conversa foi a participação da entidade, desde 2003, no Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial da SEPPIR- Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, estrutura subordinada ao Ministério da Justiça. Adicionalmente foi abordada a participação da comunidade judaica no Grupo de Trabalho da Igualdade Racial da Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial no Rio de Janeiro (CEPPIR).

 

Publica originalmente no Site da CONIB

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019