Notícias

Confirmada a visita do Primeiro Ministro Israelense ao Brasil

21.12.2018

Após anos de tensões diplomáticas, Israel e Brasil parecem dispostos a colocar o seu relacionamento em um novo patamar com a visita de Benjamin Netanyahu ao País – a primeira de um primeiro-ministro israelense em exercício. A visita de cinco dias de Netanyahu, que terá início em 27 de dezembro, marcará o fim de quase 15 anos de relações frias entre Jerusalém e Brasília, que atingiu um ponto mais baixo em 2014, quando um diplomata israelense chamou o Brasil de “anão diplomático”. A crítica foi em resposta à posição manifestada pelo Brasil com relação ao conflito em Gaza, em que o País protestou contra a ‘desproporcionalidade’ das ações israelenses nessa região.

“O Brasil não é apenas outro país. É um país com quase um quarto de bilhão de pessoas, uma superpotência. E eles estão mudando radicalmente suas relações com Israel, inclusive sobre a questão de Jerusalém”, disse Netanyahu aos membros de seu partido Likud no Knesset nesta segunda-feira (17).

“Esta visita é única, histórica e representa uma guinada nas relações entre Israel e o Brasil. É um ótimo começo para o ano de 2019”, disse o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, ao JTA por telefone, de Jerusalém, no domingo, onde participou de um encontro de embaixadores da América Latina, Ásia e África.

“Os brasileiros elegeram um novo presidente em eleições livres e justas. O processo (eleitoral) dividiu e polarizou a sociedade brasileira, incluindo nossa comunidade judaica muito diversificada”, disse recentemente Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), ao JTA. “Agora é hora de se unirem, com base em nossos valores judaicos e democráticos de justiça e tolerância”, completou.

“Os governos brasileiros anteriores não eram tão próximos a Israel, especialmente com relação ao conflito israelo-palestino”, destacou o embaixador Yossi Shelley. “A vinda de Bibi para o Brasil estabelece um novo estágio e o início de uma nova fase nas relações entre Israel e o Brasil”.

 

(Marcus M. Gilban, JTA).

Fonte: CONIB

 

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, irá se encontrar no Rio com Jair Bolsonaro antes da posse do presidente eleito. A reunião deve ocorrer na casa de Bolsonaro no dia 28, quando Bibi, como o premiê é conhecido, chega ao Brasil para uma visita de cinco dias. Ele ficará na capital fluminense, e voará a Brasília para a posse no dia 1º de janeiro, antes de voltar a Israel. A data do encontro foi adiantada pela TV estatal israelense Kan 11. A aproximação do chefe de governo israelense com o Brasil é inédita.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019