Notícias

Confirmada a visita do Primeiro Ministro Israelense ao Brasil

21.12.2018

Após anos de tensões diplomáticas, Israel e Brasil parecem dispostos a colocar o seu relacionamento em um novo patamar com a visita de Benjamin Netanyahu ao País – a primeira de um primeiro-ministro israelense em exercício. A visita de cinco dias de Netanyahu, que terá início em 27 de dezembro, marcará o fim de quase 15 anos de relações frias entre Jerusalém e Brasília, que atingiu um ponto mais baixo em 2014, quando um diplomata israelense chamou o Brasil de “anão diplomático”. A crítica foi em resposta à posição manifestada pelo Brasil com relação ao conflito em Gaza, em que o País protestou contra a ‘desproporcionalidade’ das ações israelenses nessa região.

“O Brasil não é apenas outro país. É um país com quase um quarto de bilhão de pessoas, uma superpotência. E eles estão mudando radicalmente suas relações com Israel, inclusive sobre a questão de Jerusalém”, disse Netanyahu aos membros de seu partido Likud no Knesset nesta segunda-feira (17).

“Esta visita é única, histórica e representa uma guinada nas relações entre Israel e o Brasil. É um ótimo começo para o ano de 2019”, disse o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, ao JTA por telefone, de Jerusalém, no domingo, onde participou de um encontro de embaixadores da América Latina, Ásia e África.

“Os brasileiros elegeram um novo presidente em eleições livres e justas. O processo (eleitoral) dividiu e polarizou a sociedade brasileira, incluindo nossa comunidade judaica muito diversificada”, disse recentemente Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), ao JTA. “Agora é hora de se unirem, com base em nossos valores judaicos e democráticos de justiça e tolerância”, completou.

“Os governos brasileiros anteriores não eram tão próximos a Israel, especialmente com relação ao conflito israelo-palestino”, destacou o embaixador Yossi Shelley. “A vinda de Bibi para o Brasil estabelece um novo estágio e o início de uma nova fase nas relações entre Israel e o Brasil”.

 

(Marcus M. Gilban, JTA).

Fonte: CONIB

 

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, irá se encontrar no Rio com Jair Bolsonaro antes da posse do presidente eleito. A reunião deve ocorrer na casa de Bolsonaro no dia 28, quando Bibi, como o premiê é conhecido, chega ao Brasil para uma visita de cinco dias. Ele ficará na capital fluminense, e voará a Brasília para a posse no dia 1º de janeiro, antes de voltar a Israel. A data do encontro foi adiantada pela TV estatal israelense Kan 11. A aproximação do chefe de governo israelense com o Brasil é inédita.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019