Notícias

Comunidade se prepara para celebrar o Iom Haatzmaut

28.04.2017

Maio é o mês de comemoração da Independência do Estado de Israel.

Principal feriado nacional dos israelenses que celebram a independência do país, marcada pelo fim do mandato britânico. Sua data de acordo com o calendário judaico, no 5º dia do mês de Iyar. Pelo calendário gregoriano, a data da independência é 14 de maio de 1948.

Diversas atividades estão sendo programadas pelas Entidades Judaicas do Estado, assim como homenagens na sociedade civil e na esfera governamental.

Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, a Comunidade Judaica comemora os 69 Anos do Estado de Israel com uma grande festa. As entidades judaicas se reunirão na Sinagoga Linat Hatzedek para a cerimônia de Iom Hazikaron (Lembrança dos caídos nas Guerras de Israel) e logo após celebrar o Dia da Independência. A programação inicia com a cerimônia que lembra os caídos em todas as guerras e ataques terroristas em Israel e, logo após, a alegria toma conta da festividades que contará com comida típica, música, dança folclórica e atividades alusivas à data.

Dentre as várias atividades importantes programadas, no dia 9 de maio, às 19 horas, será realizada a Sessão Solene em Homenagem à Independência do Estado de Israel, na Câmara Municipal de Porto Alegre, proposta do vereador Valter Nagelstein.

Já no dia 28 de maio é a vez de movimentar o bairro Bom Fim com a tradicional FESTA NA RUA, em sua 30º edição, que acontece na rua Gen. João Telles, entre a Avenida Osvaldo Aranha e a rua Henrique Dias. A Festa na Rua já faz parte do calendário de festividades da capital, conta com cerca 80 barracas – a maioria é cedida para entidades beneméritas e oferece ao público, além de uma intensa programação cultural, comidas típicas da culinária judaica e artigos como objetos religiosos e livros.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019