Notícias

Comunidade se prepara para celebrar o Iom Haatzmaut

28.04.2017

Maio é o mês de comemoração da Independência do Estado de Israel.

Principal feriado nacional dos israelenses que celebram a independência do país, marcada pelo fim do mandato britânico. Sua data de acordo com o calendário judaico, no 5º dia do mês de Iyar. Pelo calendário gregoriano, a data da independência é 14 de maio de 1948.

Diversas atividades estão sendo programadas pelas Entidades Judaicas do Estado, assim como homenagens na sociedade civil e na esfera governamental.

Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, a Comunidade Judaica comemora os 69 Anos do Estado de Israel com uma grande festa. As entidades judaicas se reunirão na Sinagoga Linat Hatzedek para a cerimônia de Iom Hazikaron (Lembrança dos caídos nas Guerras de Israel) e logo após celebrar o Dia da Independência. A programação inicia com a cerimônia que lembra os caídos em todas as guerras e ataques terroristas em Israel e, logo após, a alegria toma conta da festividades que contará com comida típica, música, dança folclórica e atividades alusivas à data.

Dentre as várias atividades importantes programadas, no dia 9 de maio, às 19 horas, será realizada a Sessão Solene em Homenagem à Independência do Estado de Israel, na Câmara Municipal de Porto Alegre, proposta do vereador Valter Nagelstein.

Já no dia 28 de maio é a vez de movimentar o bairro Bom Fim com a tradicional FESTA NA RUA, em sua 30º edição, que acontece na rua Gen. João Telles, entre a Avenida Osvaldo Aranha e a rua Henrique Dias. A Festa na Rua já faz parte do calendário de festividades da capital, conta com cerca 80 barracas – a maioria é cedida para entidades beneméritas e oferece ao público, além de uma intensa programação cultural, comidas típicas da culinária judaica e artigos como objetos religiosos e livros.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019