Notícias

Comunidade judaica do RS presta homenagem aos 80 anos do escritor Moacyr Scliar

23.11.2017

Uma figura notável para a comunidade judaica, para a literatura gaúcha e brasileira e para a medicina. Assim o professor e jornalista Arnaldo Niskier descreveu o renomado escritor Moacyr Scliar, durante o evento de homenagem aos 80 anos do autor gaúcho promovido pela Federação Israelita do RS (FIRS) com apoio da Academia Riograndense de Letras, na noite desta quarta-feira, 22/11. Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes no auditório da entidade.

Em sua fala, Niskier lembrou a figura bem-humorada de Scliar por meio de histórias do autor. Para o professor, é uma emoção imensa poder disseminar a importância do escritor não só pela sua obra, mas também pela manutenção da memória judaica no Brasil e no desenvolvimento da comunidade no Estado. “Sem dúvidas é uma presença que nos dá muita saudade e que hoje homenageamos com muito carinho”, afirmou emocionado.

O painel intitulado “Moacyr Scliar: escritor judeu, judeu humanista”, contou também com a participação do advogado, ex-chanceler brasileiro e também professor, Celso Lafer. Ele exaltou a forte identidade judaica cultural do eterno filho do Bom Fim e em como conseguia transformar a vida em texto. Lafer focou ainda na história de “A Majestade Xingu” e do apreço de Scliar pela obra de Lasar Segall, em especial Navios de Emigrantes.

“São momentos como esse que a alma da gente fica leve e repleta de emoção. Ter a oportunidade de ouvir duas personalidades como vocês falando de um ícone imortal, e poder proporcionar esse momento para outras pessoas, é muito gratificante”, destacou o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Ao final do evento, mediado pela escritora gaúcha Cintia Moscovith, os palestrantes foram homenageados pelo presidente da FIRS que também entregou uma placa alusiva aos 80 anos do escritor judeu para sua esposa Judith Scliar.

Confira as fotos do evento

Veja a matéria da RBS sobre o evento

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019