Notícias

Comunidade judaica do RS presta homenagem aos 80 anos do escritor Moacyr Scliar

23.11.2017

Uma figura notável para a comunidade judaica, para a literatura gaúcha e brasileira e para a medicina. Assim o professor e jornalista Arnaldo Niskier descreveu o renomado escritor Moacyr Scliar, durante o evento de homenagem aos 80 anos do autor gaúcho promovido pela Federação Israelita do RS (FIRS) com apoio da Academia Riograndense de Letras, na noite desta quarta-feira, 22/11. Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes no auditório da entidade.

Em sua fala, Niskier lembrou a figura bem-humorada de Scliar por meio de histórias do autor. Para o professor, é uma emoção imensa poder disseminar a importância do escritor não só pela sua obra, mas também pela manutenção da memória judaica no Brasil e no desenvolvimento da comunidade no Estado. “Sem dúvidas é uma presença que nos dá muita saudade e que hoje homenageamos com muito carinho”, afirmou emocionado.

O painel intitulado “Moacyr Scliar: escritor judeu, judeu humanista”, contou também com a participação do advogado, ex-chanceler brasileiro e também professor, Celso Lafer. Ele exaltou a forte identidade judaica cultural do eterno filho do Bom Fim e em como conseguia transformar a vida em texto. Lafer focou ainda na história de “A Majestade Xingu” e do apreço de Scliar pela obra de Lasar Segall, em especial Navios de Emigrantes.

“São momentos como esse que a alma da gente fica leve e repleta de emoção. Ter a oportunidade de ouvir duas personalidades como vocês falando de um ícone imortal, e poder proporcionar esse momento para outras pessoas, é muito gratificante”, destacou o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Ao final do evento, mediado pela escritora gaúcha Cintia Moscovith, os palestrantes foram homenageados pelo presidente da FIRS que também entregou uma placa alusiva aos 80 anos do escritor judeu para sua esposa Judith Scliar.

Confira as fotos do evento

Veja a matéria da RBS sobre o evento

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019