Notícias

Comunidade judaica do RS celebra a Festa das Luzes

08.12.2017

An próxima semana, um dos mais emblemáticos símbolos do judaísmo será aceso para a comemoração da Festa das Luzes – Chanucá. A cerimônia comunitária de acendimento da Chanukiá – um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico – está marcado para o dia 13 de dezembro, às 20h,  em um espaço especialmente preparado para a festa, ao lado da Renner, no segundo andar do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Promovida pelo Beit Lubavich e com apoio Federação Israelita do RS e entidades filiadas, a celebração é considerada um dos eventos mais simbólicos da agenda anual da comunidade judaica.

Entre 12 e 19 de dezembro, os judeus reúnem-se para acender diariamente a Chanukiá e para comemorar nas sinagogas. Este período celebra a resistência do povo judeu em, aproximadamente há 2200 anos, aceitar a coerção religiosa imposta pelos antigos gregos e a vitória dos Macabeus – grupo de resistência judaica – que expulsaram o inimigo de Jerusalém e reconquistaram o Templo Sagrado.

A palavra Chanucá, em hebraico, significa inauguração; refere-se à consequente reinauguração do Grande Templo de Jerusalém. Era necessário, naquele momento, reacender a Menorá (candelabro), símbolo da luz espiritual de Israel.

Mas, para acender a Menorá só havia um único frasco pequeno, de azeite puro, que duraria apenas um dia. Milagrosamente, sua chama permaneceu acesadurante oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Para lembrar o milagre do azeite, habitualmente come-se comida cozida com o óleo em abundancia, como os sonhos, pastéis e batatas fritas.

 Desde a histórica vitória, os judeus celebram Chanucá durante oito dias e, ano após ano, à época de Chanucá, luzes são acesas em todos os lares judaicos, para celebrar os acontecimentos daqueles dias, iluminados por esta mensagem eterna: “a luz espiritual de Israel nunca será apagada”.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019