Notícias

Comunidade judaica celebra Ano Novo das Árvores

15.01.2016

A festividade, que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel, terá comemoração no litoral gaúcho no dia 14/02.

No dia 25/01 é a data da festividade de Tu Bishvat, que assinala o início do Ano Novo das Árvores. Essa é a estação na qual as primeiras árvores a brotar na Terra de Israel emergem do seu sono de inverno e iniciam um novo ciclo de produção de frutas. Para celebrar a data, judeus do mundo inteiro dedicam-se a plantar uma árvore, valorizando a importância da natureza em nossas vidas. Outro costume específico de Tu B’Shvat é o de comer frutas secas.

A comunidade judaica do Rio Grande do Sul irá comemorar o Tu B’Shvat no domingo 14/02, às 18h, na praça Estado de Israel, na Zona Nova de Capão da Canoa, em frente ao Mar. As entidades Na’amat Pioneiras e a Sinagoga da União Israelita Porto-alegrense promoverão o plantio de árvores no local.

A festa de Tu B’Shvat teve sua origem ligada à agricultura, sendo, inicialmente, celebrada no meio da estação das chuvas para marcar a idade das árvores, com o propósito da colheita e oferenda das suas frutas. Hoje tornou-se uma festividade com valor ecológico que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel.

 Uma analogia entre a árvore e o ser humano pode ser feita. Assim como a árvore está em constante crescimento, também nós devemos crescer; do mesmo modo como produz seus frutos, também devemos produzi-los. Em Tu Bishvat devemos renovar o crescimento pessoal, assim como as árvores começam a retirar a umidade e nutrientes da terra.

A raiz simboliza a conexão com a fonte, nossa fé; o tronco representa a parte principal que sustenta e representa o estudo da Torá e o cumprimento das mitsvót e o fruto está ligado com o resultado: a meta atingida, nossa influência positiva e contínua na preservação de nossos valores.

Tu Bishvat-01

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019