Notícias

Comunidade judaica celebra Ano Novo das Árvores

15.01.2016

A festividade, que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel, terá comemoração no litoral gaúcho no dia 14/02.

No dia 25/01 é a data da festividade de Tu Bishvat, que assinala o início do Ano Novo das Árvores. Essa é a estação na qual as primeiras árvores a brotar na Terra de Israel emergem do seu sono de inverno e iniciam um novo ciclo de produção de frutas. Para celebrar a data, judeus do mundo inteiro dedicam-se a plantar uma árvore, valorizando a importância da natureza em nossas vidas. Outro costume específico de Tu B’Shvat é o de comer frutas secas.

A comunidade judaica do Rio Grande do Sul irá comemorar o Tu B’Shvat no domingo 14/02, às 18h, na praça Estado de Israel, na Zona Nova de Capão da Canoa, em frente ao Mar. As entidades Na’amat Pioneiras e a Sinagoga da União Israelita Porto-alegrense promoverão o plantio de árvores no local.

A festa de Tu B’Shvat teve sua origem ligada à agricultura, sendo, inicialmente, celebrada no meio da estação das chuvas para marcar a idade das árvores, com o propósito da colheita e oferenda das suas frutas. Hoje tornou-se uma festividade com valor ecológico que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel.

 Uma analogia entre a árvore e o ser humano pode ser feita. Assim como a árvore está em constante crescimento, também nós devemos crescer; do mesmo modo como produz seus frutos, também devemos produzi-los. Em Tu Bishvat devemos renovar o crescimento pessoal, assim como as árvores começam a retirar a umidade e nutrientes da terra.

A raiz simboliza a conexão com a fonte, nossa fé; o tronco representa a parte principal que sustenta e representa o estudo da Torá e o cumprimento das mitsvót e o fruto está ligado com o resultado: a meta atingida, nossa influência positiva e contínua na preservação de nossos valores.

Tu Bishvat-01

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019