Notícias

Comunidade celebra Chanucá

11.12.2015

A chuva não impediu a comunidade de comemorar a festa que simboliza a batalha das luzes sobre a escuridão. Chanucá foi celebrado na noite da última quarta-feira, 9/12, como tradicionalmente ocorre na Praça Silvio Uguini, desde 1986.

“Foi nesta data que inauguramos a menorá e, desde então, fazemos essa festa,” contou o rabino Mendel Liberow, responsável pelo evento.

No seu discurso, Mendel comentou sobre a chuva que dificultava o encontro, mas lembrou do período em que a humanidade está vivendo para reforçar a importância da data. “Acreditamos que nada pode atrapalhar a nossa fé. Nos dias de hoje, em que vivemos a democracia e a convivência de várias etnias na maioria dos lugares,  ainda assim existem locais onde essa luz do respeito e tolerância não acendeu. Por isso é importante essa manifestação de jamais abrir mão daquilo que somos. Esperamos comemorar essa festa dizendo que vencemos.”

Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, fez questão de homenagear à Mimi e ao Mendel pela tradição da festa. “Nos perguntamos o que nos faz sairmos de nossas casas ou trabalho para enfrentar a chuva e participar de momentos como esse. Tenho certeza que, nesta ocasião, além da importância da data, é principalmente pela Mimi e pelo Mendel que organizam tudo isso com dedicação há tantos anos. É por vocês que, também, estamos aqui,” ressaltou.

O dirigente da Firs lembrou ainda da cerimônia do ano passado, em que citou o inicio das investigações de corrupção no país e o seu desejo de que a luz de Chanukiá iluminasse as pessoas que estavam à frente dessas operações. “Parece que fui atendido. Espero que essa luz continue iluminando a todos para que o país volte à seriedade,” concluiu.

Na leitura da história de Chanucá, de seu simbolismo da luta da luz contra as trevas, a cerimonialista convidou os participantes a uma reflexão: Chanucá aconteceu há muitos anos ou está acontecendo agora?

Chanucá é comemorada por oito dias. Durante toda a semana foram realizadas diversos eventos alusivos à festa, promovidos pelas entidades judaicas do Estado.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019