Notícias

Com apoio da Conib, voluntários da Chevra Kadisha de São Paulo fazem capacitação de Tahará em Porto Alegre

28.05.2017

Assim como um recém-nascido é imediatamente lavado e entra neste mundo limpo e puro, também aquele que parte deste mundo deve ser limpo e purificado através de um ritual religioso chamado Tahará (purificação). O ritual é realizado pela Chevra Kadisha (Sociedade Sagrada, i.e., Sociedade Funerária), composta por judeus instruídos na área dos deveres tradicionais, e que podem mostrar o devido respeito aos falecidos.

Dois voluntários da Chevra Kadisha- Associação Cemitério Israelita de São Paulo, ministraram em Porto Alegre uma capacitação sobre os procedimentos da Tahará [banho ritual antes do enterro. Cerca de 30 pessoas, ligadas à sinagogas e instituições judaicas de Porto Alegre, participaram do evento.

O rabino Shie Pasternak e Sandra Segal fizeram o treinamento, cujo objetivo é reciclar os conhecimentos e mobilizar voluntários para essa “mitzvá” [mandamento], considerada uma das mais elevadas no judaísmo. No primeiro momento foram abordados e debatidos os valores éticos, religiosos e históricos da Tahará. Num segundo momento foi aprofundada a parte ritualística e técnica do procedimento.

Sandra elaborou um manual dos procedimentos, que tem sido usado por muitos hospitais para cuidar dos judeus falecidos antes da chegada da Chevra Kadisha.

A Conib, representada na ocasião por seu diretor de Relações Institucionais Sergio Napchan, e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul apoiaram a iniciativa.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019