Notícias

Com apoio da Conib, voluntários da Chevra Kadisha de São Paulo fazem capacitação de Tahará em Porto Alegre

28.05.2017

Assim como um recém-nascido é imediatamente lavado e entra neste mundo limpo e puro, também aquele que parte deste mundo deve ser limpo e purificado através de um ritual religioso chamado Tahará (purificação). O ritual é realizado pela Chevra Kadisha (Sociedade Sagrada, i.e., Sociedade Funerária), composta por judeus instruídos na área dos deveres tradicionais, e que podem mostrar o devido respeito aos falecidos.

Dois voluntários da Chevra Kadisha- Associação Cemitério Israelita de São Paulo, ministraram em Porto Alegre uma capacitação sobre os procedimentos da Tahará [banho ritual antes do enterro. Cerca de 30 pessoas, ligadas à sinagogas e instituições judaicas de Porto Alegre, participaram do evento.

O rabino Shie Pasternak e Sandra Segal fizeram o treinamento, cujo objetivo é reciclar os conhecimentos e mobilizar voluntários para essa “mitzvá” [mandamento], considerada uma das mais elevadas no judaísmo. No primeiro momento foram abordados e debatidos os valores éticos, religiosos e históricos da Tahará. Num segundo momento foi aprofundada a parte ritualística e técnica do procedimento.

Sandra elaborou um manual dos procedimentos, que tem sido usado por muitos hospitais para cuidar dos judeus falecidos antes da chegada da Chevra Kadisha.

A Conib, representada na ocasião por seu diretor de Relações Institucionais Sergio Napchan, e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul apoiaram a iniciativa.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019