Notícias

Com apoio da Conib, voluntários da Chevra Kadisha de São Paulo fazem capacitação de Tahará em Porto Alegre

28.05.2017

Assim como um recém-nascido é imediatamente lavado e entra neste mundo limpo e puro, também aquele que parte deste mundo deve ser limpo e purificado através de um ritual religioso chamado Tahará (purificação). O ritual é realizado pela Chevra Kadisha (Sociedade Sagrada, i.e., Sociedade Funerária), composta por judeus instruídos na área dos deveres tradicionais, e que podem mostrar o devido respeito aos falecidos.

Dois voluntários da Chevra Kadisha- Associação Cemitério Israelita de São Paulo, ministraram em Porto Alegre uma capacitação sobre os procedimentos da Tahará [banho ritual antes do enterro. Cerca de 30 pessoas, ligadas à sinagogas e instituições judaicas de Porto Alegre, participaram do evento.

O rabino Shie Pasternak e Sandra Segal fizeram o treinamento, cujo objetivo é reciclar os conhecimentos e mobilizar voluntários para essa “mitzvá” [mandamento], considerada uma das mais elevadas no judaísmo. No primeiro momento foram abordados e debatidos os valores éticos, religiosos e históricos da Tahará. Num segundo momento foi aprofundada a parte ritualística e técnica do procedimento.

Sandra elaborou um manual dos procedimentos, que tem sido usado por muitos hospitais para cuidar dos judeus falecidos antes da chegada da Chevra Kadisha.

A Conib, representada na ocasião por seu diretor de Relações Institucionais Sergio Napchan, e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul apoiaram a iniciativa.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019