Notícias

Cíntia Moscovich é a patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

05.10.2016

Por Zero Hora

Indicada pela quinta vez, a escritora Cíntia Moscovich foi a escolhida para ocupar o posto de patrona na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) na manhã desta quarta-feira (5) no Master Premium Grande Hotel.

“Olha, tchê, eu recebi com a máxima surpresa possível, me sinto lisonjeada, porque a gente trabalha, trabalha, trabalha e está acostumada a não ser reconhecido”, comentou a Cíntia.

A autora concorria com outros quatro nomes: André Neves, Caio Riter, Claudia Tajes e Luís Dill. Os patronáveis são indicados por editoras, livrarias e distribuidoras de livros associadas a CRL, além de patronos de edições anteriores e ex-presidentes da entidades. O patrono da última edição foi o escritor Dilan Camargo.

Após ter seu nome anunciado, a patrona contou que virou escritora contra a vontade da mãe. “Ela disse: ‘tu ao invés de ser comerciante, advogada, inventou essa coisa de escrever'”, lembrou a autora, aos risos.

Além de Cíntia, outras quatro mulheres já ocuparam o posto na história do evento, que soma 56 patronos em 2016, segundo a CRL. A primeira foi Maria Dinorah (1989), seguida por Lya Luft (1996), Patrícia Bins (1998) e Jane Tutikian (2011).

A representante deste ano pretende acolher os visitantes sem muita cerimônia. “A ideia é trazer todo mundo para a praça, e a gente poder falar de literatura”, adiantou Cíntia.

Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre, em 1958. É jornalista e mestre em Teoria Literária. Foi indicada ao Jabuti em 1997 por “O Reino das Cebolas” e diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa, em 1999, pela novela “Duas Iguais – Manual de amores e equívocos assemelhados”. Também foi indicada ao Prêmio Portugal Telecom pelo livro “Arquitetura do Arco-íris” e vencedora por “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” em 2013 na categoria Contos.

Feira do Livro de Porto Alegre
A 62ª edição do evento ocorre na capital gaúcha entre os dias 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega. A feira conta com programação cultural de entrada gratuita e ofertas de livros nacionais e estrangeiros. São oferecidas oficinas, seminários, encontros com autores, palestras e muitas outras atividades que podem ser aplicadas na escola ou outros espaços de leitura.

 

Fonte: G1

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019