Notícias

Cíntia Moscovich é a patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

05.10.2016

Por Zero Hora

Indicada pela quinta vez, a escritora Cíntia Moscovich foi a escolhida para ocupar o posto de patrona na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) na manhã desta quarta-feira (5) no Master Premium Grande Hotel.

“Olha, tchê, eu recebi com a máxima surpresa possível, me sinto lisonjeada, porque a gente trabalha, trabalha, trabalha e está acostumada a não ser reconhecido”, comentou a Cíntia.

A autora concorria com outros quatro nomes: André Neves, Caio Riter, Claudia Tajes e Luís Dill. Os patronáveis são indicados por editoras, livrarias e distribuidoras de livros associadas a CRL, além de patronos de edições anteriores e ex-presidentes da entidades. O patrono da última edição foi o escritor Dilan Camargo.

Após ter seu nome anunciado, a patrona contou que virou escritora contra a vontade da mãe. “Ela disse: ‘tu ao invés de ser comerciante, advogada, inventou essa coisa de escrever'”, lembrou a autora, aos risos.

Além de Cíntia, outras quatro mulheres já ocuparam o posto na história do evento, que soma 56 patronos em 2016, segundo a CRL. A primeira foi Maria Dinorah (1989), seguida por Lya Luft (1996), Patrícia Bins (1998) e Jane Tutikian (2011).

A representante deste ano pretende acolher os visitantes sem muita cerimônia. “A ideia é trazer todo mundo para a praça, e a gente poder falar de literatura”, adiantou Cíntia.

Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre, em 1958. É jornalista e mestre em Teoria Literária. Foi indicada ao Jabuti em 1997 por “O Reino das Cebolas” e diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa, em 1999, pela novela “Duas Iguais – Manual de amores e equívocos assemelhados”. Também foi indicada ao Prêmio Portugal Telecom pelo livro “Arquitetura do Arco-íris” e vencedora por “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” em 2013 na categoria Contos.

Feira do Livro de Porto Alegre
A 62ª edição do evento ocorre na capital gaúcha entre os dias 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega. A feira conta com programação cultural de entrada gratuita e ofertas de livros nacionais e estrangeiros. São oferecidas oficinas, seminários, encontros com autores, palestras e muitas outras atividades que podem ser aplicadas na escola ou outros espaços de leitura.

 

Fonte: G1

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019