Notícias

Cerca de 50 mil agasalhos são arrecadados na campanha Iom Mitzvah

05.06.2017

Mesmo com chuva, os sete caminhões da iniciativa percorreram nove bairros da Capital recolhendo as doações no último domingo (04/06)

Nem mesmo a chuva impediu que os mais de 200 voluntários da comunidade judaica se mobilizassem para recolher as doações de agasalhos para a campanha Iom Mitzvah – Dia da Solidariedade – em nove bairros de Porto Alegre, no último domingo (04/06). O resultado dessa ação em conjunto foi a arrecadação de cerca de 50 mil peças de roupas em 4 horas de trabalho, superando a marca alcançada de 45 mil em 2016. “Uma sensação de alegria e de missão cumprida. Esse projeto veio para ficar”, afirmou o presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzman.

A determinação dos voluntários, em maioria compostos por jovens, foi outro ponto alto da campanha. “É realmente entusiasmante ver os nossos jovens e a comunidade envolvida nesse projeto de uma forma maravilhosa”, disse Chwartzman. Para um dos organizadores da campanha, Ilton Gitz, “foi emocionante quando no meio da chuva tu encontra jovens dispostos a entrar nos caminhões e andar por aí em busca de agasalho para pessoas que realmente necessitam”. O presidente da FIRS ressaltou ainda a participação Simon Blum que ao lado de Ilton, também foi fundamental na organização e gerenciamento do projeto.

Este ano, a campanha também contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., que também subiu em um dos caminhões e percorreu as ruas da Capital recolhendo os donativos. “Foi muito legal ter participado pessoalmente e, como representante da Prefeitura Municipal, ter contribuído para esse movimento de cidadãos que conseguem se mobilizar e angariar milhares de doações. É o que a gente precisa na nossa cidade”, revelou Marchezan.

Os moradores dos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Cidade Baixa, Petrópolis, Menino Deus, Rio Branco, Santana e Santa Cecília tiveram a oportunidade de contribuir com a ação. “A comunidade nos abraçou e entendeu tudo que nós estávamos fazendo ali, sem a contribuição de cada um não seria possível alcançarmos este resultado incrível de solidariedade. Foi um baita sucesso”, afirmou Gitz.

Além dos caminhões, o Drive Thru da Hebraica também estava disponível recebendo as doações e os voluntários do “Parada Solidária” também se engajaram na iniciativa. Os agasalhos recolhidos foram doados à Prefeitura, onde serão distribuídos entre as entidades carentes. A entrega oficial ocorreu às 16h30, na Hebraica, e contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo, e da secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Denise Ries Russo.

Confira as fotos do Iom Mitzvah 2017

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019