Notícias

Cerca de 5 mil pessoas marcaram presença na 30ª Festa na Rua

29.05.2017

Evento, já tradicional no calendário de Porto Alegre, aconteceu no último domingo (28/05), no clube Hebraica

 Apesar da previsão de chuva marcada para o último domingo (28/05), cerca de 5 mil pessoas marcaram presença na 30ª edição da Festa na Rua, que este ano ocorreu na sede do clube Hebraica. O evento, realizado pela Organização Sionista do RS com apoio da Federação Israelita do RS, já é tradicional no calendário da Capital e celebrou os 69 anos de independência do Estado de Israel.

Na solenidade de abertura o vice-presidente da FIRS, Roberto Wofchuk, lembrou e criticou o posicionamento da UNESCO de retirar a soberania de Israel da cidade de Jerusalém. “Israel foi, é e sempre será a terra milenar do povo judeu”, afirmou. O vice-prefeito da Capital, Gustavo Paim, também esteve presente no evento e ressaltou que “Porto Alegre se orgulha muito por tudo que a comunidade judaica representa e faz pela cidade”.

A programação contou com diversas atrações culturais como música e danças. Entre elas as tradicionais apresentações folclóricas do Colégio Israelita e da Fundação Kadima, da comunidade judaica, além de roda de samba do Asilo Padre Cacique, entre outros. As comidas típicas da culinária judaica também estiverem presentes durante o evento, bem como artigos religiosos e livros.

A solidariedade também marcou presença durante a Festa na Rua. Várias barracas foram cedidas para entidades beneficentes exporem e venderem seus produtos para arrecadar fundos e divulgar seus trabalhos. Os organizadores do Iom Mitzvah estiveram no evento para divulgar a ação da comunidade judaica para a Campanha do Agasalho da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Além de representantes da comunidade judaica, autoridades políticas como a deputada Liziane Bayer, as vereadoras Mônica Leal e Sofia Cavedon, os vereadores Felipe Camozzato e Valter Nagelstein, o secretário de cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, e o presidente da Organização Sionista do Brasil, Hermann Glanz, também estiveram presentes na celebração.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019