Notícias

Carrie Fisher e George Michael. O que eles tinham em comum? Raízes judaicas

29.12.2016

O cantor pop britânico George Michael, que revelou uma década atrás que tinha raízes judaicas, morreu inesperadamente aos 53 anos. Michael morreu em sua casa na Inglaterra de insuficiência cardíaca, disse sua assessoria. A família pediu privacidade.

O cantor alcançou fama pela primeira vez como um dos dois membros da popular banda de 1980 WHAM! antes de iniciar sua carreira solo, onde ele era conhecido por suas cativantes melodias de dança e letras provocantes.

Em uma entrevista em junho de 2008, Michael disse ao Los Angeles Times que sua avó materna era judia, mas ela se casou com um não judeu e criou seus filhos sem conhecimento de seu passado judaico devido ao medo durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome de batismo é Georgios Kyriacos Panayiotou.

“Ela pensou que se não soubessem que sua mãe era judia, eles não estariam em risco”, disse Michael ao jornal. Sua mãe freqüentava a escola do convento, perdendo qualquer fragmento de memória do judaísmo de sua avó.

A atriz Carrie Fisher que  morreu nesta terça-feira, 27 de dezembro de 2016, pela manhã, aos 60 anos, havia  sofrido um infarto, quatro dias antes, durante um voo de Londres a Los Angeles, onde foi internada.

Carrie Frances Fisher, que ficou eternizada por ter interpretado quando tinha 19 anos a Princesa Leia (foto), da saga Star Wars, nasceu em Beverly Hills, Califórnia, filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds. Seu pai era judeu, filho de imigrantes russos e sua mãe, educada na igreja, era filha de escoceses e irlandeses.

Fischer dizia ser uma “agnóstica entusiasmada”, porque “ficaria feliz” se alguém conseguisse demonstrar a existência de Deus.

Cresceu como protestante, e apesar de se declarar agnóstica, seu pai era judeu, e ela o acompanhava aos serviços religiosos ortodoxos.

Em abril de 2016, ela foi homenageada pela comunidade de humanistas, ateus e agnósticos da Universidade de Harvard.

 

Publicado originalmente no site Menorah Brasil

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019