Notícias

Carrie Fisher e George Michael. O que eles tinham em comum? Raízes judaicas

29.12.2016

O cantor pop britânico George Michael, que revelou uma década atrás que tinha raízes judaicas, morreu inesperadamente aos 53 anos. Michael morreu em sua casa na Inglaterra de insuficiência cardíaca, disse sua assessoria. A família pediu privacidade.

O cantor alcançou fama pela primeira vez como um dos dois membros da popular banda de 1980 WHAM! antes de iniciar sua carreira solo, onde ele era conhecido por suas cativantes melodias de dança e letras provocantes.

Em uma entrevista em junho de 2008, Michael disse ao Los Angeles Times que sua avó materna era judia, mas ela se casou com um não judeu e criou seus filhos sem conhecimento de seu passado judaico devido ao medo durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome de batismo é Georgios Kyriacos Panayiotou.

“Ela pensou que se não soubessem que sua mãe era judia, eles não estariam em risco”, disse Michael ao jornal. Sua mãe freqüentava a escola do convento, perdendo qualquer fragmento de memória do judaísmo de sua avó.

A atriz Carrie Fisher que  morreu nesta terça-feira, 27 de dezembro de 2016, pela manhã, aos 60 anos, havia  sofrido um infarto, quatro dias antes, durante um voo de Londres a Los Angeles, onde foi internada.

Carrie Frances Fisher, que ficou eternizada por ter interpretado quando tinha 19 anos a Princesa Leia (foto), da saga Star Wars, nasceu em Beverly Hills, Califórnia, filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds. Seu pai era judeu, filho de imigrantes russos e sua mãe, educada na igreja, era filha de escoceses e irlandeses.

Fischer dizia ser uma “agnóstica entusiasmada”, porque “ficaria feliz” se alguém conseguisse demonstrar a existência de Deus.

Cresceu como protestante, e apesar de se declarar agnóstica, seu pai era judeu, e ela o acompanhava aos serviços religiosos ortodoxos.

Em abril de 2016, ela foi homenageada pela comunidade de humanistas, ateus e agnósticos da Universidade de Harvard.

 

Publicado originalmente no site Menorah Brasil

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019