Notícias

Câmara de Vereadores de Porto Alegre homenageia os 70 anos de Israel

16.05.2018

A passagem do 70º aniversário da independência de Israel foi lembrada na última terça, 15 de maio, em uma sessão solene Câmara de Vereadores de Porto Alegre, comandada pelo vereador Valter Nagelstein, presidente da casa. Durante sua fala, o parlamentar destacou que a comunidade judaica do Rio Grande do Sul tem um sentimento que pulsa tanto pelo Brasil quanto por Israel, ressaltando ainda a importância para a comunidade de ter uma consciência permanente de sua ocupação no espaço da política.

– A comunidade é pequena, mas gigante em sua importância e relevância em matéria de ensinamentos, cultura e fé – salientou Nagelstein.

Presente na cerimônia, o vice-Cônsul Geral, Orni Ringer, parabenizou a iniciativa de resgatar este momento importante na história do povo judeu. A representante da Agência Judaica no Brasil, Revital Poleg, e representantes da comunidade judaica do Estado também compareceram ao evento.

O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Zalmir Chwartzmann, ressaltou que é sempre uma honra receber o prestígio da casa do povo e complementou que as entidades e seus membros são o símbolo do pensamento da nova pátria judaica. Chwartzmann concluiu sua fala com um desejo de paz.

– Estamos vivendo a alegria dos festejos de aniversário, mas também a tristeza do momento. O desejo da comunidade judaica brasileira é que nós possamos conviver em paz e de maneira respeitosa independente dos conflitos que ocorrem no Oriente Médio – comentou.

A solenidade contou ainda com apresentações do Coral Zemer Na’amat Pioneiras e as manifestações dos vereadores Wambert di Lorenzo, Felipe Camozzato, Reginaldo Pujol, Mauro Zacher e Airto Ferronato, além da vice-presidente da Câmara, a vereadora Mônica Leal. Todos desejaram vida longa e eterna ao Estado de Israel.

Após a sessão, foi lançada oficialmente a exposição “Jerusalém, a cidade da fé”, coordenada pelo Cônsul Geral de Israel no Brasil, Dori Goren, com curadoria de Antonio Carlos Sandoval e Camila Gomes e arte de Fabiana Martins. A iniciativa traz diversas fotografias da Cidade Santa, como é conhecida Jerusalém, em Israel, mostrando um local único e fascinante que representa os pilares da fé de milhões de pessoas em todo o mundo. A exposição poderá ser conferida em frente ao plenário principal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, até o dia 25 de maio, com entrada gratuita.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019