Notícias

Brasileiros que emigram para Israel ganham ONG para recepcioná-los

04.08.2017

Em meio à crescente emigração do Brasil para Israel, os judeus brasileiros que vivem no Estado judeu estabeleceram uma organização dedicada a facilitar a absorção dos recém-chegados.

O grupo “Olim MeBrasil”, ou Imigrantes do Brasil, foi registrado no dia 25 de julho como uma ONG.

“A ideia surgiu com o aumento dos imigrantes vindos do Brasil, ano após ano, e a previsão é que isso continuará nos próximos anos”, disse a vice-presidente do grupo, Gladis Berezowsky, à JTA. “Essa é uma ONG de brasileiros para brasileiros”.

Olim é a palavra em hebraico para pessoas que fazem aliá, ou imigrantes para Israel, de acordo com a Lei de Retorno para Judeus e seus parentes.

Os principais objetivos da ONG são “melhorar a absorção de olim em Israel e melhorar o acesso à informação sobre Israel para todos os potenciais olim de todo o Brasil”, acrescentou Berezowsky.

O Brasil tem aproximadamente 120 mil judeus. Os judeus brasileiros foram o sexto maior grupo que fez aliá em 2016 com cerca de 700 olim, de acordo com a Agência Judaica.

O recém-chegado embaixador brasileiro em Tel Aviv, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, elogiou os objetivos da nova organização. “Congratulamo-nos com todos os tipos de grupos de brasileiros que trabalham para ajudar os brasileiros. Atualmente, há 12.000 e mais por vir. Desejo muito sucesso e que a organização continua o trabalho excepcional de seus fundadores que apoiam o engajamento de novos brasileiros “.

 

Fonte: CONIB/JTA

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019