Notícias

Brasileiros que emigram para Israel ganham ONG para recepcioná-los

04.08.2017

Em meio à crescente emigração do Brasil para Israel, os judeus brasileiros que vivem no Estado judeu estabeleceram uma organização dedicada a facilitar a absorção dos recém-chegados.

O grupo “Olim MeBrasil”, ou Imigrantes do Brasil, foi registrado no dia 25 de julho como uma ONG.

“A ideia surgiu com o aumento dos imigrantes vindos do Brasil, ano após ano, e a previsão é que isso continuará nos próximos anos”, disse a vice-presidente do grupo, Gladis Berezowsky, à JTA. “Essa é uma ONG de brasileiros para brasileiros”.

Olim é a palavra em hebraico para pessoas que fazem aliá, ou imigrantes para Israel, de acordo com a Lei de Retorno para Judeus e seus parentes.

Os principais objetivos da ONG são “melhorar a absorção de olim em Israel e melhorar o acesso à informação sobre Israel para todos os potenciais olim de todo o Brasil”, acrescentou Berezowsky.

O Brasil tem aproximadamente 120 mil judeus. Os judeus brasileiros foram o sexto maior grupo que fez aliá em 2016 com cerca de 700 olim, de acordo com a Agência Judaica.

O recém-chegado embaixador brasileiro em Tel Aviv, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, elogiou os objetivos da nova organização. “Congratulamo-nos com todos os tipos de grupos de brasileiros que trabalham para ajudar os brasileiros. Atualmente, há 12.000 e mais por vir. Desejo muito sucesso e que a organização continua o trabalho excepcional de seus fundadores que apoiam o engajamento de novos brasileiros “.

 

Fonte: CONIB/JTA

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019