Notícias

Brasil 247 se retrata por publicação de texto antissemita

23.03.2018

O site Brasil 247 publicou nesta terça (21/3), “Carta Aberta à Comunidade Judaica e a Todas as Comunidades Sujeitas ao Racismo”, uma retratação pela postagem do texto “Quem é judeu”, veiculado no dia 3 de março e assinado por Lelê Teles:

“Neste 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Brasil 247 e a TV 247 se retratam pela publicação do texto “Quem é judeu”, que já motivou uma retratação do próprio autor, e lançam um ciclo de debates, em parceria com a Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, com a finalidade de combater toda a forma de intolerância contra povos, culturas e religiões” – afirma o site em sua capa.

No documento, os responsáveis pelo site admitem erro e explicam que “o choque por deixar passar pelo controle editorial esse texto com referências negativas a toda uma coletividade”, levou-os a uma reflexão profunda. Afirmam que o texto de Teles “continha de fato uma visão deturpada a respeito dos judeus, de suas crenças e de sua história, visão lamentavelmente comum pela popularidade de visões conspiratórias”.

O Brasil 247 deseja ir além da retratação pontual e iniciar programação relacionada ao combate ao racismo. Dentro desse contexto, e no da intolerância em geral, se dará relevância ao antissemitismo. O site convidou o rabino Alexandre Leone, doutor em ciência judaica, para uma mesa de debates na manhã desta terça, realizada pela TV 247 sobre a presença do racismo e da intolerância religiosa na sociedade brasileira. A sacerdotisa no candomblé Janaína Teodoro é a outra participante do programa, mediado pela editora Gisele Federicce.

A matéria de Lelê Teles, a pretexto de criticar o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, trazia uma série de ofensas e grosserias antissemitas.

A Conib, a Fierj, a Fisesp e a Anajubi (Associação Nacional de Juristas Brasil-Israel) protocolaram, no Ministério Público Federal, notícia-crime contra o autor. A medida foi tomada tão logo as instituições souberam da existência do texto e elaborada pelo escritório de advocacia Bergher e Mattos, com a colaboração dos advogados da Conib e das Federações Israelitas.Como órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira, a Conib posiciona-se sempre na linha de frente do combate ao antissemitismo e à intolerância de todos os matizes.

 

Fonte: CONIB

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019