Notícias

Autoridades prestigiam a 49º Convenção da CONIB – Fernando Lottenberg é reeleito como presidente

17.11.2017

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Mendonça Filho, do senador José Serra e do prefeito João Doria, a 48ª Convenção Nacional da Conib reelegeu por aclamação Fernando Lottenberg como seu presidente para o triênio 2017-2020.

“Temos orgulho do que já foi feito e vamos continuar enfrentando os desafios de liderar a comunidade judaica, de forma ativa e sem improvisação”, disse Lottenberg.

Entre os projetos da nova gestão estão o combate cientifico ao discurso de ódio, em parceria com a FGV, o fortalecimento do diálogo inter-religioso e a continuidade do apoio ao aprimoramento da educação judaica.

Em seu pronunciamento, Alckmin perguntou a Lottenberg o “segredo para se eleger por unanimidade”. Ele afirmou que a comunidade judaica “faz a diferença nas artes, na cultura, na ciência, na economia. E, especialmente, no amor às pessoas”.

O ministro Mendonça Filho destacou a “atenção especial” dada pelos judeus à educação e a contribuição judaica para a igualdade e a justiça. “Há uma agenda comum entre os judeus e a educação”. Ele foi homenageado na Convenção por sua compreensão e sensibilidade para que o Enem deixasse ser aplicado aos sábados.

Serra lembrou de seu encontro com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em Israel em 2016, importante para a normalização das relações diplomáticas com o Brasil.

O prefeito João Doria destacou que convive com pessoas da comunidade judaica desde os seis anos de idade, no Colégio Rio Branco. “Estar aqui neste evento faz parte do meu DNA”.

O convidado especial foi David Harris, diretor executivo do American Jewish Committee, que abordou, entre outros temas, o governo Trump e a relação Israel-EUA.

O diplomata Oswaldo Aranha, representado por seu neto Pedro Corrêa do Lago, foi homenageado, em lembrança aos 70 anos da Assembleia Geral da ONU que votou pela Partilha da Palestina.

A FIRS foi representada na convenção pelo seu presidente Zalmir Chwartzmann e pelos vice-presidentes Roberto Wofchuk e Sebastian Watenberg.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019