Notícias

Ato comunitário de Iom Hashoá relembra vítimas e heróis do Holocausto na sede da Federação Israelita

25.04.2017

Ao entardecer da segunda-feira, dia 24 de abril, a comunidade judaica porto-alegrense e convidados, participaram de um Ato de Lembrança às Vítimas e Heróis do Holocausto. A data, que faz parte do calendário judaico, é celebrado em Israel e em todas as comunidades judaicas do mundo.

A cerimônia foi realizada no Auditório da FIRS, que ficou lotado, contando com a presença de sobreviventes do Holocausto, dirigentes de entidades judaicas, representantes de grupos de minorias sociais e do público em geral.

O evento teve início com um texto alusivo à data e a interpretação de uma música em Idish pelo Coral Zemer, de Naamat Pioneiras. Logo após a abertura, a cerimônia se desenvolveu com o acendimento de seis velas, em homenagem os seis milhões de vítimas judias no Holocausto. Cada vela foi acesa por convidados que faziam uso da palavra intercalados por vídeos e textos que situavam o publico com o conteúdo e mensagens relativas ao programa da noite.

A primeira vela foi acesa pelo sobreviventes, Bernard Katz, Curtis Stanton e Johannes Mellis, que deixaram seu forte testemunho sobre a importância de relembrar para não esquecer o terror que foi o Holocausto. A segunda vela foi acesa por Sabrina Gitz, representante do Movimento juvenil Habonim Dror, em nome dos jovens da comunidade enaltecendo a resistência judaica durante a II Guerra. As terceira e quarta velas, foram acesas, respectivamente pelo Dr. Jorge Luiz Terra e pelo Dr. LeonardoVaz, representando a Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito e a Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RS, em nome das demais minorias perseguidas pelo Regime Nazista. O Diretor do Colégio israelita Brasileiro, Prof. Janio Alves, acendeu a quinta vela, reforçando o compromisso da educação como forma de combate ao preconceito. Por final, a sexta vela foi acesa pelo Dr. Luiz Carlos Levenzon, Presidente da Comissão de Direitos e Deveres humanos da Federação Israelita do RS, reafirmando o posicionamento da FIRS na luta contra qualquer forma de racismo ou intolerância na Sociedade Gaúcha e Brasileira.

O evento terminou com uma pequena cerimônia religiosa em lembrança das vítimas do Holocausto, realizada pelos rabinos Ari Oliczewski e Guershon Kwasniewski.

Clique aqui e assista o vídeo da cerimônia na integra

Veja as fotos do ato

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019