Notícias

Ato comunitário de Iom Hashoá relembra vítimas e heróis do Holocausto na sede da Federação Israelita

25.04.2017

Ao entardecer da segunda-feira, dia 24 de abril, a comunidade judaica porto-alegrense e convidados, participaram de um Ato de Lembrança às Vítimas e Heróis do Holocausto. A data, que faz parte do calendário judaico, é celebrado em Israel e em todas as comunidades judaicas do mundo.

A cerimônia foi realizada no Auditório da FIRS, que ficou lotado, contando com a presença de sobreviventes do Holocausto, dirigentes de entidades judaicas, representantes de grupos de minorias sociais e do público em geral.

O evento teve início com um texto alusivo à data e a interpretação de uma música em Idish pelo Coral Zemer, de Naamat Pioneiras. Logo após a abertura, a cerimônia se desenvolveu com o acendimento de seis velas, em homenagem os seis milhões de vítimas judias no Holocausto. Cada vela foi acesa por convidados que faziam uso da palavra intercalados por vídeos e textos que situavam o publico com o conteúdo e mensagens relativas ao programa da noite.

A primeira vela foi acesa pelo sobreviventes, Bernard Katz, Curtis Stanton e Johannes Mellis, que deixaram seu forte testemunho sobre a importância de relembrar para não esquecer o terror que foi o Holocausto. A segunda vela foi acesa por Sabrina Gitz, representante do Movimento juvenil Habonim Dror, em nome dos jovens da comunidade enaltecendo a resistência judaica durante a II Guerra. As terceira e quarta velas, foram acesas, respectivamente pelo Dr. Jorge Luiz Terra e pelo Dr. LeonardoVaz, representando a Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito e a Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RS, em nome das demais minorias perseguidas pelo Regime Nazista. O Diretor do Colégio israelita Brasileiro, Prof. Janio Alves, acendeu a quinta vela, reforçando o compromisso da educação como forma de combate ao preconceito. Por final, a sexta vela foi acesa pelo Dr. Luiz Carlos Levenzon, Presidente da Comissão de Direitos e Deveres humanos da Federação Israelita do RS, reafirmando o posicionamento da FIRS na luta contra qualquer forma de racismo ou intolerância na Sociedade Gaúcha e Brasileira.

O evento terminou com uma pequena cerimônia religiosa em lembrança das vítimas do Holocausto, realizada pelos rabinos Ari Oliczewski e Guershon Kwasniewski.

Clique aqui e assista o vídeo da cerimônia na integra

Veja as fotos do ato

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019