Notícias

Alunos de escolas judaica e alemã se confrontam em festa na Argentina

01.09.2016

O caso ocorreu na noite de terça-feira(25.08) em uma boate de Bariloche, 1.600 km a sudoeste de Buenos Aires, cidade que é epicentro de viagens de jovens de ensino médio de todo o país.

Bariloche é uma conhecida vila turística aos pés da cordilheira dos Andes, onde já foram encontrados líderes nazistas que escolheram o sul argentino como refúgio para escapar da justiça após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Um grupo de estudantes, que cursam o último ano do colégio Sociedad Escolar y Deportiva Alemana de Lanús (periferia sul de Buenos Aires), compareceram à festa com suásticas pintadas no peito e usaram bigodes imitando o líder nazista Adolf Hitler. outro grupo de estudantes, do colégio judaico ORT, presentes na festa reagiram e foram tirar satisfações, o que resultou em uma briga na qual todos foram expulsos do local.

“Estou horrorizada, é um fato repreensível. Não é suficiente pedir desculpas, terão que reparar este dano com ações”, afirmou a diretora da escola alemã, Silvia Fazio, que adiantou que serão aplicadas punições quando os estudantes voltarem a Buenos Aires. A docente explicou que a escola não organiza nem participa da viagem e ressaltou que “houve muitos filtros de adultos que falharam, como os pais que acompanhavam o grupo, os coordenadores, as pessoas do local, o motorista” do veículo que os levou. “Há muito para refletir”, opinou.

“Não é nem uma piada, nem uma graça, vamos partir do princípio de que refletem uma ideologia que culminou com 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas”, disse Cohen Sabban, da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA). O líder judeu lembrou que, “se estes jovens tiverem mais de 16 anos, podem sofrer por este ato uma pena de um mês a três anos de prisão porque o que fizeram na Argentina é um crime”.

Claudio Avruj, secretário de Direitos Humanos do governo de Mauricio Macri, considerou esse caso como uma amostra “da educação que ainda não ganhou a batalha do antissemitismo”.

O prefeito de Bariloche, Gustavo Genusso, lamentou o incidente. “Ficamos preocupados com o fato de jovens deste país terem esta atitude”, disse.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019