Notícias

57º Bazar Anual de Na’Amat Pioneiras – Gastronomia: Temperos, Aromas e Memória

21.07.2016

*por Marili Scliar Buchalter

Um domingo frio e ensolarado do inverno gaúcho foi propício para lotar as dependências da Hebraica com o calor das chaverot da Na’amat Pioneiras, que receberam o grande público que lá compareceu. Afinal, era lá que acontecia o já tradicional Bazar anual, em sua 57ª versão, cujo tema foi Gastronomia: Temperos, Aromas e Memória.

Todos os grupos não mediram esforços e se fizeram presentes nos espaços gastronômicos e estandes com os mais diversos artigos.

Às 11 horas, no teatro da Hebraica, ocorreu a abertura com a presença de diversas autoridades, como Maria Elizabeth Rosa Pereira, Secretária adjunta de Estado da Justiça e Direitos Humanos, representando o Governo do Estado, o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanhado da primeira dama do município, Deputada Regina Becker Fortunati, o Secretário Municipal de Obras, Rafael Flech, os vereadores Valter Nagelstein e  Mauro Zacher, assim como Clarice Schucman Jozsef,  presidente do Executivo Nacional da Na’amat Pioneiras, que, na companhia das chaverot paulistas Arlene Zular (vice-presidente) e Sheila Grinspan (conselho fiscal), veio especialmente de São Paulo para este evento. O Coral Zemer, como já é tradicional, cantou os hinos nacionais do Brasil e de Israel, após o que houve a bênção do rabino Simon  Jonathan Volk. Usaram da palavra  Celi Maltz Raskin, coordenadora do 57º Bazar, Sônia Unikowsky Teruchkin, presidente da Na’amat Porto Alegre, Clarice Schucman Joszef, presidente da Na’amat Brasil, Joel Fridman, presidente da Hebraica, e o Prefeito José Fortunati, além de um breve agradecimento da chaverá  Sarah Gerber, que, durante muitos anos, coordenou o Bazar da Na’amat e, apesar dos seus 93 anos, ainda é muito ativa – um verdadeiro exemplo para todas as pessoas que exercem o voluntariado.

Seguiu-se o ponto alto da abertura, o bate-papo com o chef  Floriano Spiess e a jornalista e blogueira Sara Bodowsky, mediado pelo publicitário Sérgio Caraver. Simpáticos, ambos cativaram o público presente.

O grupo Clarinha Milman ofereceu o almoço dos cozinheiros e alguns pratos típicos da culinária judaica junto com o grupo Kineret, que se encarregou das sobremesas.

No início da tarde, com a presença dos filhos de uma das chaverot fundadoras da Na’amat e ex-presidente da Organização, Zelda Oliven Z’L’, aconteceu uma tocante homenagem no “sebo” do grupo Berta Siminovich, denominado Espaço Cultural Zelda Oliven. Outro momento de grande emoção foi a homenagem que o grupo Any Rerin prestou à sua chaverá recentemente falecida, Sara Wainstein Z’L’, também ex-presidente da Na’amat, oferecendo, antes de iniciar o leilão de artes, uma placa aos filhos da homenageada.

Para as crianças tivemos Oficina T de Tati com colagens, brinquedos, e a peça teatral infantil “Todos por uma coisa só”. No andar térreo, aconteceu o chá da tarde, repleto de atrações, como danças israelis, capoeira, dança do ventre, dança de salão, danças espanholas, além do cantor Cláudio Levitan entre outros belos shows.

Enfim, foi um domingo repleto, cheio de atividades interessantes, no qual as pessoas encontraram os seus amigos e conhecidos, confraternizando em meio à muita diversão.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019