Notícias

57º Bazar Anual de Na’Amat Pioneiras – Gastronomia: Temperos, Aromas e Memória

21.07.2016

*por Marili Scliar Buchalter

Um domingo frio e ensolarado do inverno gaúcho foi propício para lotar as dependências da Hebraica com o calor das chaverot da Na’amat Pioneiras, que receberam o grande público que lá compareceu. Afinal, era lá que acontecia o já tradicional Bazar anual, em sua 57ª versão, cujo tema foi Gastronomia: Temperos, Aromas e Memória.

Todos os grupos não mediram esforços e se fizeram presentes nos espaços gastronômicos e estandes com os mais diversos artigos.

Às 11 horas, no teatro da Hebraica, ocorreu a abertura com a presença de diversas autoridades, como Maria Elizabeth Rosa Pereira, Secretária adjunta de Estado da Justiça e Direitos Humanos, representando o Governo do Estado, o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanhado da primeira dama do município, Deputada Regina Becker Fortunati, o Secretário Municipal de Obras, Rafael Flech, os vereadores Valter Nagelstein e  Mauro Zacher, assim como Clarice Schucman Jozsef,  presidente do Executivo Nacional da Na’amat Pioneiras, que, na companhia das chaverot paulistas Arlene Zular (vice-presidente) e Sheila Grinspan (conselho fiscal), veio especialmente de São Paulo para este evento. O Coral Zemer, como já é tradicional, cantou os hinos nacionais do Brasil e de Israel, após o que houve a bênção do rabino Simon  Jonathan Volk. Usaram da palavra  Celi Maltz Raskin, coordenadora do 57º Bazar, Sônia Unikowsky Teruchkin, presidente da Na’amat Porto Alegre, Clarice Schucman Joszef, presidente da Na’amat Brasil, Joel Fridman, presidente da Hebraica, e o Prefeito José Fortunati, além de um breve agradecimento da chaverá  Sarah Gerber, que, durante muitos anos, coordenou o Bazar da Na’amat e, apesar dos seus 93 anos, ainda é muito ativa – um verdadeiro exemplo para todas as pessoas que exercem o voluntariado.

Seguiu-se o ponto alto da abertura, o bate-papo com o chef  Floriano Spiess e a jornalista e blogueira Sara Bodowsky, mediado pelo publicitário Sérgio Caraver. Simpáticos, ambos cativaram o público presente.

O grupo Clarinha Milman ofereceu o almoço dos cozinheiros e alguns pratos típicos da culinária judaica junto com o grupo Kineret, que se encarregou das sobremesas.

No início da tarde, com a presença dos filhos de uma das chaverot fundadoras da Na’amat e ex-presidente da Organização, Zelda Oliven Z’L’, aconteceu uma tocante homenagem no “sebo” do grupo Berta Siminovich, denominado Espaço Cultural Zelda Oliven. Outro momento de grande emoção foi a homenagem que o grupo Any Rerin prestou à sua chaverá recentemente falecida, Sara Wainstein Z’L’, também ex-presidente da Na’amat, oferecendo, antes de iniciar o leilão de artes, uma placa aos filhos da homenageada.

Para as crianças tivemos Oficina T de Tati com colagens, brinquedos, e a peça teatral infantil “Todos por uma coisa só”. No andar térreo, aconteceu o chá da tarde, repleto de atrações, como danças israelis, capoeira, dança do ventre, dança de salão, danças espanholas, além do cantor Cláudio Levitan entre outros belos shows.

Enfim, foi um domingo repleto, cheio de atividades interessantes, no qual as pessoas encontraram os seus amigos e conhecidos, confraternizando em meio à muita diversão.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019