Notícias

Segundo julgamento de skinheads nazis está em andamento em Porto Alegre

23.11.2018

Teve início na quinta-feira, 22/11, o júri popular de outros três acusados da tentativa de matar Rodrigo Fontella Matheus, em ataque com motivação discriminatória: a vítima professava a religião judaica. São réus Daniel Vieira Spark, Israel Andriotti da Silva e Marcelo Moraes Cecilio. Os acusados, na época do fato, eram integrantes de grupos supremacistas brancos(nazistas) em Porto Alegre.

Eles respondem por tentativa de homicídio triplamente qualificada (motivo torpe, recurso que dificultou a defesa e meio cruel). Em setembro, três homens foram condenados pelo mesmo crime.

A sessão de julgamento é presidida pela Juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo, da 2ª Vara do Júri do Foro Central. A estimativa é que o julgamento se prolongue por dois dias. As defesas dos réus convocaram 10 testemunhas para depor em plenário. O Salão do Júri está localizado no 6º andar do prédio do Foro Central I.

Fato

Segundo a denúncia, o fato ocorreu na madrugada de 8/5/05, no Bairro Cidade Baixa. Rodrigo conversava com amigos, usando sua kipá, em frente a um bar no bairro da Cidade Baixa quando foi agredido a socos, pontapés e golpes de faca por um grupo. Outras duas pessoas teriam sido golpeadas, mas a denúncia de tentativa de homicídio contra elas foi desclassificada para lesão corporal e prescreveu.

Também responderão pelos mesmos crimes (tentativa de homicídio triplamente qualificada) frente ao Conselho de Sentença, em data a ser definida, Leandro Comaru Jachetti, Leandro Mauricio Patino Braun e Valmir Dias da Silva Machado Junior.

Condenados

Em 19/9, Laureano Vieira Toscani e Thiago Araújo da Silva foram condenados a 13 anos de prisão em regime inicial fechado. Fábio Roberto Sturm a 12 anos e oito meses.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019