Notícias

Congresso de Entidades da Comunidade Judaica do RS acontece nos dias 04 e 05 de agosto em Porto Alegre

27.07.2018

Desde que foi criado, em 2011, o Congresso das Entidades da Comunidade Judaica do Rio Grande do Sul atende ao objetivo da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) de promover ações regulares de relacionamento com todas as suas 36 entidades filiadas, visando ao enfrentamento dos grandes temas que atingem o cotidiano da comunidade judaica gaúcha, estreitando vínculos e proporcionando um espaço de fortalecimento institucional.

Dentre os objetivos específicos do congresso estão:

  • Reunir as entidades para discutir a comunidade de forma estratégica e capacitá-las para enfrentar os desafios contemporâneos.
  • Criar um fórum permanente para mobilização, discussão e criação de grupos temáticos que possam apresentar projetos que possibilitem o enfrentamento dos desafios identificados.

Participam desta atividade dirigentes das entidades judaicas gaúchas. O congresso acontecerá nos dias 04 e 05 de agosto, no espaço do Colégio Israelita e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira(03/08) pelo telefone 51-3019,4800 ou no dia, no local do evento. Informações pelo e-mail: ilana@firs,org.br

Na programação deste ano, haverá espaço para grupos de trabalho que debateram temas como: Identidade Judaica, Reegenharia Comunitária e Engajamento & Pertencimento Comunitário. No final do evento uma plenária será realizada para organizar as ideias e propostas dos grupos de trabalho.

Um dos pontos mais atrativos do congresso são os palestrantes convidados. Sempre na busca de ideias inovadoras, os convidados são especialistas reconhecidos nacionalmente em sua área de atuação. Já participaram nas edições anteriores, por exemplo, Marlova Jovchelovitch, coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais da Unesco; Jorge Schulman, diretor do Joint Distribution Committee [Comitê Unido de Distribuição Judaico-Americano] para a America Latina; Ilan Sztulman, hoje Embaixador de Israel na Argentina; Cláudia Costin, então secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro; Antônio Carlos de Avelar Bastos, coordenador da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do RS e Luciano Alabarse, diretor de Teatro, hoje secretário de Cultura de Porto Alegre.

Palestrante deste ano

Ernesto Ferreira Neto

Ernesto se considera “mais um jovem apaixonado por mudar o mundo”. Realizou ações em mais 10 diferentes comunidades em 3 países da América Latina, fundou uma Organização Juvenil (Lusco-Fusco) e participou de diversas outras (Escotismo, AIESEC, TETO +++). O jovem estudante de engenharia da UFRGS representou o Brasil em 3 eventos internacionais: na ONU, no “Programa Transdisciplinar de Inovação” (Israel) e no “Guerreiros Sem Armas”, em São Paulo.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019