Notícias

FIRS é homenageada no Aniversário do 9º Batalhão da Polícia Militar

18.08.2017

A solenidade alusiva ao 62º aniversário do 9º Batalhão de Policia Militar, conhecido como “Batalhão Voluntários da Pátria”, presidida pelo comandante da unidade, tenente-coronel Oto Eduardo Amorim, foi realizada na última segunda-feira (14), no teatro do Sesc, no centro da capital. Na ocasião, foram concedidas comendas do 9º BPM aos policiais militares e personalidades da comunidade que se destacaram durante o ano. Um dos agraciados foi o presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann.

O comandante Amorim destacou o apoio recebido de empresários parceiros para a realização do evento. “Gostaria também de agradecer e destacar o trabalho de nossos policiais militares, salientando a dedicação e iniciativa destes homens e mulheres que dia e noite zelam pela segurança da comunidade”, lembrou.

Prestigiaram o evento, o chefe de gabinete do Comando-Geral e ex-comandante do 9º BPM , tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves de Oliveira; o comandante do CPC, coronel Jefferson Barros Jacques; diretor do Departamento de Logística e Patrimônio, coronel Carlos Armindo Thomé Marques; presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; presidente do CDL, Luiz Carlos Bohn; presidente da Fecomércio, Alcides Debus, demais autoridades civis e militares.

Histórico

A 12 de agosto de 1955, sob o signo de Leão, nasceu o 9º BPM, tendo como embrião a 1ª Companhia de Policiamento, com forte proteção divina de São Pedro e São Paulo (Santos padroeiros do Rio Grande do Sul). Seu primeiro Comandante foi o então Cap Octávio Frota.

Em 1956, foi lançado o moderno serviço de policiamento em duplas nos principais locais públicos e logradouros da Capital, tais como: Aeroporto Salgado Filho, Estação Férrea, Estação Rodoviária e ruas do Centro. Nos finais de semana, policiava eventos de bailes, festas, solenidades e as corridas no Hipódromo Moinhos de Vento.

Em 1958, a companhia transformou-se em Batalhão Policial Pedro e Paulo e, em 1967, assumiu a missão de Policiamento Ostensivo de Trânsito na zona norte da Capital.

Já em 1968, passou a chamar-se 6 º Batalhão de Polícia Militar ” Btl Cel Claudino Nunes Pereira” e em 1970, pelo Decreto nº 20.327/70, do Exmo Sr Governador do Estado Walter Peracchi Barcellos, passou a denominar-se 9º Batalhão de Polícia Militar “Btl Voluntários da Pátria”.

Ao receber esta denominação, obteve a honra de ostentar e seguir dignificando um dos maiores acervos de glórias da nossa Brigada Militar, o 9º Batalhão de Voluntários da Pátria. Tropa oriunda do então Corpo Policial da Província de São Pedro, hoje Brigada Militar, que compôs junto com Batalhões do Exército Brasileiro, a 6ª Divisão de Infantaria do Exército Brasileiro, organizada em 1866, integrante das Forças Brasileiras na Guerra do Paraguai.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019