Notícias

Judeus e cristãos celebram juntos o Pessach em evento inédito no país

13.04.2017

Uma celebração para entrar na história. Assim foi o Seder de Pessach realizado na noite da última segunda-feira, 11 de abril, pela primeira vez dentro de uma igreja católica – a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, em uma iniciativa da Sinagoga da Sibra e da Arquidiocese da Capital.

Mais de 300 pessoas, entre judeus e católicos, acompanharam e testemunharam o encontro entre religiões, diálogo e convivência pacífica daqueles que buscam o caminho da paz.

“O que estamos fazendo aqui é entrar na história para mudar a história porque entendemos que o século 21 é o século da virada. Tem que ser o um tempo diferente de paz e entendimento”, disse o rabino Guershon Kwasniewski no início da cerimônia.

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, buscou inspiração no Papa Francisco e pediu que, neste contexto de fé e simplicidade, não falte a esperança e a capacidade de sonhar. “Se somos capazes de juntos sonhar o mesmo sonho, somos capazes de torna-lo realidade”.

O evento inédito no país teve mensagem do presidente da República, Michel Temer, enaltecendo a iniciativa e reforçando o exemplo para o país e para o mundo. “Assim constroem-se caminhos para a liberdade e o perdão”, dizia a carta.

Com um ritual 100% judaico, contemplando 15 passos da liturgia e todos os alimentos típicos da ceia de Pessach, além dos tradicionais cânticos em hebraico e aramaico.

Mensagem do Presidente Michel Temer

O evento teve repercussão nacional, o que gerou, inclusive,  a manifestação do Presidente do Brasil, Michel Temer, que enviou uma mensagem a ser lida durante a cerimônia. Confira a carte de Temer na íntegra:

Á
Arquidiocese de Porto Alegre
Arcebispo Dom Jaime Spengler
SIBRA (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência)
Rabino Guershon Kwasniewski

Eventos únicos devem ser abençoados. É, frequentemente, fácil falar de ecumenismo e de tolerância religiosa sem efetivamente praticá-los. Muitos discursos não se traduzem por atos efetivos. Eis por que a Arquidiocese de Porto Alegre e a SIBRA (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência) estão efetivamente de parabéns. Estão dando um exemplo não só para o país, mas para o mundo.
Ao cumprimentar o Arcebispo dom Jaime Spengler e o Rabino Guershon Kwasniewski, cumprimento a todos os senhores e senhoras por estarem aqui presentes, mostrando para todos os cidadãos e cidadãs, que os exercícios da tolerância religiosa, da comunhão e do ecumenismo são bens maiores que devem ser por todos seguidos.
Assim, constrói-se o caminho da liberdade e da solidariedade.
Nos séculos XVI e XVII, tivemos guerras religiosas entre os cristãos, que produziram grandes danos para todos. Os judeus, em toda a sua história, foram sistematicamente perseguidos, sendo o holocausto uma das mais trágicas páginas da humanidade.
É bem verdade que o mundo atual continua apresentando exemplos de barbárie, mas também oferece outras alternativas para as pessoas que tem o bem comum e a elevação espiritual enquanto princípios guias da ação.
Em meu governo, busco sempre seguir esses princípios. Desde o seu início, tive como norte a pacificação nacional, ciente de que a exacerbação dos conflitos conduz a uma violência prejudicial para todos.
Se proponho reformas, é porque estou convencido de que o futuro do país delas depende. Penso nas próximas gerações que poderão usufruir de uma vida melhor. A história das religiões mostra que sacrifícios presentes são depois recompensados.
Estamos vivendo neste dia, neste lugar sagrado, um momento histórico. Quem poderia pensar – e muito não o pensam – que uma comemoração judaica – Pessach – poderia ser celebrada em uma Catedral?
A surpresa bem mostra que uma nova forma de comunhão religiosa e humana é possível. Somos tomados de admiração!
Duas religiões, que já se antagonizaram no passado, confraternizam no presente, sob a condução de lideranças que se abriram ao diálogo inter-religioso. Não pensaram no que os diferencia, mas no que os une.
A ideia de união, de irmandade, muitas vezes é esquecida em um mundo capturado por conflitos e violências dos mais diferentes tipos e pelos interesses materiais mais imediatos.
O mundo precisa de novas iniciativas. O Brasil precisa de pacificação. Os Senhores estão dando um exemplo. Enquanto brasileiro e presidente deste país, sinto-me especialmente orgulhoso, compartilhando deste sentimento de profunda elevação espiritual e humana.
Parabéns aos Senhores. Deus seja louvado! Shalom!
Michel Temer
Presidente da República

Cobertura da mídia

A cerimônia foi amplamente coberta pelos meios de comunicação, com links ao vivo e matérias nos mais importantes veículos e programas jornalísticos.

Confira alguns deles:

http://noticias.band.uol.com.br/bandcidade/rs/video/2017/04/11/16188799/ceia-de-pascoa-judaica-e-celebrada-na-catedral-metropolitana-pela-1%C2%AA-vez.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/v/cerimonia-da-pascoa-judaica-e-realizada-na-catedral-de-porto-alegre/5794349/

 

 

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019