Notícias

Turista italiano ofende jovem judeu no Aeroporto do Galeão e é preso em flagrante por injúria racial

21.10.2016

Um jovem judeu carioca foi atacado com insultos antissemitas por um italiano no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), na última quarta-feira. Leonardo Rabinovitch estava com a família na fila do check in quando o italiano Fabrizio Trincheroque, que embarcava para a Itália no mesmo vôo, começou a proferir os insultos antissemitas.

Segundo Ricardo Brajterman, advogado da Federação Israelita do Rio de Janeiro que esta acompanhando o caso, Trincheroque percebeu a presença da família por conta do kipá (solidéu usado na tradição judaica), fez a saudação nazista, disse que Hitler deveria ter exterminado todos os judeus e disse que não gostava deles. O advogado conta que a voz de prisão foi dada pelo delegado Marcelo Nogueira, da Polícia Federal, que lavrou o auto de prisão em flagrante. Detido, Trinchero não foi autorizado a embarcar e foi levado para a delegacia da PF no aeroporto e foi autuado por injúria racial, crime pelo qual o italiano responderá à Justiça.

No início da noite desta quarta, o italiano pagou fiança fixada em R$ 2 mil e foi solto, de acordo com Ricardo Sidi, outro advogado da vítima, Leo Rabinovich.

Segundo o advogado, Rabinovich e mais quatro pessoas prestaram depoimento na delegacia da Polícia Federal, no aeroporto do Galeão. Brajterman contou, ainda, que o italiano chorou muito ao ser preso e que pode ter seu visto cassado. Ele seria sócio de um estabelecimento comercial na Barra da Tijuca.

O caso também foi relatado em vários veículos e comunicação e na página do Facebook da Federação Israelita do Rio de Janeiro(FIERJ).

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019