Notícias

OAB/RS, FIRS e Seceretaria de Educação trabalham juntas no combate à intolerância

07.04.2016

Na manhã desta segunda-feira (04), a OAB/RS esteve mais uma vez reunida com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul para tratar do projeto “OAB vai à Escola” e o convênio firmados entre as instituições no sentido de incluir o tema do Holocausto, sob a visão dos Direitos Humanos, no projeto. Durante o encontro foram definidos que os materiais entregues às escolas sobre o projeto serão diferentes para cada faixa etária – criança, adolescente e adulto.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Peruffo, “o projeto terá coordenação compartilhada por três comissões da Ordem gaúcha, CMA, Comissão da Criança e do Adolescente e dos Direitos Humanos. O convênio firmado entre as duas instituições serve para mudar a realidade de intolerância e ódio que vem crescendo na sociedade”.

Também estiveram presentes a integrante da CMA e ex-conselheira, DelmaIbias; o presidente da CECA, Carlos Kremer;o vice-presidente da FIRS e ex-presidente da OAB/RS, Luiz Carlos Levezon; o coordenador pela FIRS do Projeto OAB Vai à Escola, Flavio Kanter; e a coordenadora de Gestão e Aprendizado do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado e integrante da CMA, NelnieLorenzoni.

Projeto OAB vai à Escola

A OAB/RS está retomandoo projeto“OAB Vai à Escola”, já conhecido no Brasil, que leva conhecimentos sobre cidadania e direitos à comunidade escolar. Em reunião realizada na semana passada, representantes de três comissões da Ordem – Criança e do Adolescente, Mulheres e Direitos Humanos – discutiram aperfeiçoamentos a serem feitos no projeto. Uma nova reunião, ainda sem data definida, deverá ser realizada para elaboração do documento, que será avaliado pelo presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier. Em seguida, a proposta será apresentada à Secretaria Estadual de Educação.

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Carlos Kremer, explica que uma das mudanças inclui a possibilidade de revisitação às escolas. “Antes, era apenas um encontro. Agora, queremos fazer um segundo. No primeiro, durante a exposição do tema, surgem dúvidas, que poderiam ser sanadas nesse segundo evento”, comenta. Além de propor a participação de outras comissões da OAB, o grupo também pretende sugerir que os encontros ocorram durante a semana. “Se fizéssemos no final da tarde, poderíamos falar com o pessoal do EJA também. Já aconteceu de marcarmos para um sábado, de a escola não ter divulgado direito e de não ter ninguém lá para receber”, lamenta.

Todos os advogados envolvidos no projeto atuam de maneira voluntária. O formato da exposição de ideias varia. De acordo com Kremer, depende da faixa etária. Quanto mais velhos, mais atentos e receptivos. Se são crianças novas, a chance de dispersão é maior. “Queremos fazer a conversa com turmas menores. Se há grande público, elas começam a ficar inquietas, perdem o foco, e a proposta perde a qualidade”, relata. O ideal é grupos de 15 a 20 crianças. O advogado explica que, para que o projeto funcione da melhor forma, é importante trabalhar com a demanda de cada escola.

Assuntos como os direitos da criança e do adolescente, meio ambiente e proteção à mulher foram procurados quando o projeto estavana primeira fase, durante as gestões dos ex-presidentes Marcelo Bertoluci e Claudio Lamachia. “É muito flexível. Pode ser para professores, para alunos, pode funcionar como palestra ou bate-papo. As escolas têm liberdade para pedir um assunto”, garante. Por enquanto, o projeto seria destinado a escolas públicas. O OAB Vai à Escola foi lançado em 2009 no Rio Grande do Sul,com palestras realizadas em Canoas e, depois, nas escolas estaduais de Porto Alegre. Kremer afirma que também há intenção de ampliar a abrangência do projeto, levando-o para todas as 106 subseções da OAB no Estado.

 

Fonte: Site da OAB/RS

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019