Notícias

SIBRA reinaugura sua sinagoga com Cabalat Shabat especial

24.03.2016

A SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência, foi fundada em 29 de Agosto de 1936, por imigrantes judeus de origem alemã. Dentro desse marco, os imigrantes puderam reorganizar-se religiosa e socialmente neste novo lar que se chamava Porto Alegre.

Hoje, no ano em que a instituição completa seus 80 anos de fundação, a SIBRA, filiada à linha Reformista Judaica, tem como marca de sua atuação um judaísmo contemporâneo, com propostas modernas de expressão da religiosidade. Dedicando-se também às áreas cultural e musical, promove palestras, encontros, seminários concertos e diversas atividades, além dos serviços religiosos. Através da atuação do Rabino Guershon Kwasniewski, a SIBRA é a representante da comunidade judaica no Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que reúne líderes espirituais de diversas correntes religiosas levando a mensagem do respeito às diferenças e do convívio harmônico entre as religiões.

Na última sexta-feira(18.03), uma emocionante cerimônia de Cabalat Shabat foi realizada na instituição. Após alguns meses fechada para reformas, a sinagoga foi reinaugurada. O projeto que visava modernizar o ambiente, trazendo mais conforto para seu público, contou inclusive com a importação de pedras vindas de Jerusalém, colocadas ao fundo do salão, retendo à imagem da Cidade Sagrada e do Kotel Hamaravi (Muro das Lamentações).

O público lotou a sinagoga e se emocionou coma cerimônia, as rezas, as músicas e os discursos da diretoria e de seus convidados.

 

Carta do Presidente da Federação Israelita do RS para a diretoria da SIBRA:

Ilmo.Sr. Sérgio Caraver.
Presidente da SIBRA

Prezado Presidente

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul gostaria de parabenizar o senhor , sua diretoria e o Rabino Guershon pela belíssima cerimônia de Kabalat Shabat realizada na última sexta-feira.

Momentos como este, em que são elevados o espírito comunitário, as tradições judaicas e os valores éticos de nosso povo, são sempre marcantes. O Shabat que tivemos a honra de participar na SIBRA será lembrado como um marco muito importante para nós, como dirigentes da FIRS.

Como líderes comunitários, entendemos o esforço e a dedicação necessários para aqueles que se propõem a quebrar paradigmas, empreender novos desafios e buscar a excelência no trabalho comunitário. Essa visão não é importante apenas para a SIBRA, ela serve de exemplo para as demais entidades e colabora para o crescimento de toda a Kehilá.

Por este motivo, nós da Federação Israelita do RS, prestamos nosso “Kavod” à diretoria da SIBRA, pela reinauguração de sua sinagoga e pelos 80 anos de vida de sua instituição, que ainda busca, com sucesso, renovar-se e promover espaço para uma vida judaica pulsante e ligada aos dias de hoje.

Shalom Ubrachá

Zalmir Chwartzmann
Presidente da FIRS

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019