Notícias

SIBRA reinaugura sua sinagoga com Cabalat Shabat especial

24.03.2016

A SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência, foi fundada em 29 de Agosto de 1936, por imigrantes judeus de origem alemã. Dentro desse marco, os imigrantes puderam reorganizar-se religiosa e socialmente neste novo lar que se chamava Porto Alegre.

Hoje, no ano em que a instituição completa seus 80 anos de fundação, a SIBRA, filiada à linha Reformista Judaica, tem como marca de sua atuação um judaísmo contemporâneo, com propostas modernas de expressão da religiosidade. Dedicando-se também às áreas cultural e musical, promove palestras, encontros, seminários concertos e diversas atividades, além dos serviços religiosos. Através da atuação do Rabino Guershon Kwasniewski, a SIBRA é a representante da comunidade judaica no Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que reúne líderes espirituais de diversas correntes religiosas levando a mensagem do respeito às diferenças e do convívio harmônico entre as religiões.

Na última sexta-feira(18.03), uma emocionante cerimônia de Cabalat Shabat foi realizada na instituição. Após alguns meses fechada para reformas, a sinagoga foi reinaugurada. O projeto que visava modernizar o ambiente, trazendo mais conforto para seu público, contou inclusive com a importação de pedras vindas de Jerusalém, colocadas ao fundo do salão, retendo à imagem da Cidade Sagrada e do Kotel Hamaravi (Muro das Lamentações).

O público lotou a sinagoga e se emocionou coma cerimônia, as rezas, as músicas e os discursos da diretoria e de seus convidados.

 

Carta do Presidente da Federação Israelita do RS para a diretoria da SIBRA:

Ilmo.Sr. Sérgio Caraver.
Presidente da SIBRA

Prezado Presidente

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul gostaria de parabenizar o senhor , sua diretoria e o Rabino Guershon pela belíssima cerimônia de Kabalat Shabat realizada na última sexta-feira.

Momentos como este, em que são elevados o espírito comunitário, as tradições judaicas e os valores éticos de nosso povo, são sempre marcantes. O Shabat que tivemos a honra de participar na SIBRA será lembrado como um marco muito importante para nós, como dirigentes da FIRS.

Como líderes comunitários, entendemos o esforço e a dedicação necessários para aqueles que se propõem a quebrar paradigmas, empreender novos desafios e buscar a excelência no trabalho comunitário. Essa visão não é importante apenas para a SIBRA, ela serve de exemplo para as demais entidades e colabora para o crescimento de toda a Kehilá.

Por este motivo, nós da Federação Israelita do RS, prestamos nosso “Kavod” à diretoria da SIBRA, pela reinauguração de sua sinagoga e pelos 80 anos de vida de sua instituição, que ainda busca, com sucesso, renovar-se e promover espaço para uma vida judaica pulsante e ligada aos dias de hoje.

Shalom Ubrachá

Zalmir Chwartzmann
Presidente da FIRS

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019