Blogs

Rogério Friedman

Sou médico e professor universitário. Vivo num meio onde se busca aprender com a História, se busca a verdade e se trata de cuidar do ser humano. Este espaço acolhe ideias atuais, mas não aceita intolerância ou preconceito de nenhuma ordem.

Vinte e nove de novembro

29.11.2015

Há exatos 68 anos, em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução 181. O documento definiu a partilha do que restava do Mandato Britânico da Palestina (tendo sido a Transjordânia criada em 1922) e decidiu pela criação de 2 Estados: um, de maioria judaica e, o outro, predominantemente árabe.

Os países árabes rejeitaram a Resolução 181 na Assembleia Geral, mas esta foi aprovada pela maioria dos Estados Membros. Inconformados, passaram a fomentar ataques terroristas e ações de guerrilha contra alvos judeus. Também passaram a aterrorizar habitantes árabes do futuro Estado de Israel, prevendo massacres de árabes por judeus, vinganças sangrentas e atrocidades. Passaram a recomendar que moradores árabes saíssem daquelas terras e aguardassem até que os judeus fossem “varridos para o mar”.

Viria a Independência de Israel em maio de 1948, imediatamente respondida com um ataque maciço de parte dos países árabes vizinhos, que foram derrotados. Viriam outros ataques, outras guerras, a crise dos refugiados, o terrorismo, a guerra de propaganda e mídia, os maniqueísmos políticos. Tudo em nome do ódio e do preconceito, travestidos de política.

Vinte e nove de novembro. O dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas, liderada por um brasileiro, se posicionou pela solução de dois povos em dois Estados. Um soube se estabelecer e consolidar. O outro, iludido pelo discurso do preconceito e por falácias de poder e vingança, preferiu não surgir como segundo polo de progresso humano na região. Escolheu negar o direito do outro, ainda que isto signifique privar a si do mesmo direito.

 

 

 

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Rogério Friedman

Eleições municipais à vista! Nossas cidades causando doença?

16.06.2016

Em uma pesquisa realizada no Canadá, cientistas mostraram que, nas áreas onde as condições favorecem o caminhar, a incidência...

Omar em Orlando

13.06.2016

Hoje cedo, Omar Mateen, cidadão americano, filho de pais afegãos, entrou numa boate gay na cidade de Orlando, Estados...

O “impeachment” e a segurança

23.04.2016

Os escândalos de corrupção na esfera federal, a Operação Lava Jato e o ocaso do Governo Dilma terão incontáveis...

Herança

11.03.2016

Lula se envolveu com lavagem de dinheiro, tráfico de poder e corrupção? Cabe à Polícia, ao Ministério Público e...

Ódio

09.02.2016

  Há tanta coisa acontecendo, um verdadeiro excesso de temas para abordar. Porto Alegre foi devastada por uma tempestade....