Notícias

Valter Nagelstein renova compromisso com a defesa do Estado de Israel na Câmara de Vereadores

21.09.2016

O Café da Manhã da FIRS recebeu na manhã desta quarta-feira, 21/09, um conhecido representante da comunidade judaica, o candidato à vereador pelo PMDB, Valter Nagelstein. “Normalmente recebemos pessoas de fora para estreitar laços. Hoje é alguém da casa. O candidato da nossa comunidade”, ressaltou o presidente em exercício, Roberto Wofchuk, logo no início da conversa.

Aos diretores e representantes de entidades judaicas, Valter fez um balanço de suas ações tanto na Câmara de Vereadores nos dois mandatos, quanto nas Secretarias Municipais que comandou: SMURB e SMIC.

Na Secretaria de Urbanismo da capital, entre 2015 e 2016, entre os destaques estão a implementação da operacionalização do processo eletrônico, que desburocratizou e agilizou trâmites; e a promoção da revisão da legislação de licenciamento e a reestruturação do Planejamento Urbano. Já na Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio da Capital, onde atuou por dois anos,  criou programas de apoio ao micro e pequeno empreendedores como o Microcrédito e a Linha da Pequena Empresa, fez a Lei Geral da Microempresa em Porto Alegre, trabalhou na qualificação dos trabalhadores através do Sine municipal,  consolidou o camelódromo e desenvolveu várias ações de repressão a pequenos delitos em operações em conjunto com a Brigada Militar.

“Se for reeleito, quero ampliar esse trabalho de reestruturação do serviço público, mostrando a esses profissionais a importância deles para a engrenagem do serviço”, destacou Valter.

Com a convicção de que para fazer política é preciso vocação, é no legislativo que Valter tem atuações mais marcantes em defesa dos valores e do Estado de Israel. Não é incomum seus discursos fortes ecoarem pelo Brasil e até no exterior. “Tenho sempre colocado as questões de Israel em primeiro plano no meu mandato, especialmente porque é fundamental que se faça o debate político em torno do que ocorre no Oriente Médio”, defende.

Valter lembrou ainda da sua atuação à frente da proposta de implantar o ensino do holocausto nas escolas municipais, ação que considera um marco histórico no país. “Em conjunto com a FIRS, Ministério Público e B’nai B’rith conseguimos realizar um trabalho histórico, que chegou a ser notícia internacional, mas que precisa ser preservado”, advertiu.

Acompanhado o vereador, a Assessora de Temas Transversais da Secretaria Municipal de Educação, na questão dos Direitos Humanos, Márcia Sigal, detalhou a importância do que vem sendo feito nas escolas, especialmente na desmistificação de conceitos difundidos na propaganda nazista e que até hoje refletem na sociedade. “É por isso que esse trabalho deve continuar”, complementou.

Valter se dispôs ainda a trabalhar pela construção de um museu do Holocausto em Porto Alegre, empreendimento que julga importante e possível de ser realizado. Neste item, Anita Brumer, do Marc Chagall,  lançou um desafio ao candidato: A construção de um museu judaico. “O mais importante é um museu que congregue toda a nossa história, incluindo o Holocausto. Existem recursos por meio de leis de incentivo para projetos competentes. Nós podemos trabalhar nisso”, sugeriu.

Com o histórico de defesas das temáticas relacionadas com o judaísmo e Israel, Nagelstein pediu a mobilização da comunidade para que ele continue o seu trabalho na Câmara. “Temos que ter representação política. Por isso, renovo o compromisso com a defesa dos valores judaicos e peço o engajamento de todos nessa caminhada”, pediu.

Confira mais fotos do encontro na Fan Page da FIRS no Facebook

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018