Notícias

SIBRA comemora seus 80 anos em espetáculo musical com atração internacional

26.08.2016

A SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência, comemora neste domingo, seus 80 anos de atividades com um espetáculo musical internacional. O músico argentino Diego Rubinsztein iniciará sua apresentação às 18 horas, na sede da sinagoga, na Avenida Mariante, 772. O show contará também com a participação dos cantores da sinagoga.  A entrada é franca mas os lugares são limitados, mediante confirmação pelo telefone 3331-8133.

Diego Rubinsztein

Rubinsztein é compositor, pianista e produtor. Atua como o Chazan( cantor liturgico) na Sinagoga de Libertad, a mais antiga e tradicional de Buenos Aires. É conhecido por renovar arranjos de tradicionais músicas do cancioneiro judaico e religioso, dos estilos chassidico ao Ladino, assim como criar, através de sua música, atmosferas emotivas e espirituais.

SIBRA

A história da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), remonta a primeira metade do Século XX, com a chegada de imigrantes judeus alemães a Porto Alegre. Chegando ao Brasil, os imigrantes judeus alemães sofrem o primeiro impacto depois de uma transferência traumática: um mundo tropical, climática e culturalmente muito diverso de sua experiência anterior profundamente germânica. A língua representa também uma barreira de difícil transposição e ao mesmo tempo um elo entre os que chegavam. Na medida em que famílias fugidas da Alemanha nazista aqui aportavam, o núcleo foi se aglutinando em torno da necessidade de conversarem e conviverem. É neste período que surge também a necessidade de se reorganizarem religiosa e socialmente. Estes judeus foram sentindo crescer um vínculo entre eles e buscaram a formação do que viria logo ser a SIBRA. O elo com o judaísmo e com seus costumes alemães foi o ponto de partida para criarem uma entidade que lhes desse um endereço para encontros, para fazerem os serviços religiosos, para trocarem informações e receberem os novos imigrantes.

A SIBRA foi fundada em 29 de Agosto de 1936, nos altos da Confeitaria Rocco. O prédio ainda existe, bem conservado, no centro de Porto Alegre.

Hoje, no ano em que a instituição completa seus 80 anos de fundação, a SIBRA, filiada à linha Reformista Judaica, tem como marca de sua atuação um judaísmo contemporâneo, com propostas modernas de expressão da religiosidade. Dedicando-se também às áreas cultural e musical, promove palestras, encontros, seminários concertos e diversas atividades, além dos serviços religiosos. Através da atuação do Rabino Guershon Kwasniewski, a SIBRA é a representante da comunidade judaica no Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que reúne líderes espirituais de diversas correntes religiosas levando a mensagem do respeito às diferenças e do convívio harmônico entre as religiões.

 

 

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018