Notícias

Polícia faz operação contra grupo que difunde intolerância contra judeus em São Paulo

25.01.2017

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que integra a Polícia Civil de São Paulo, realizou nesta sexta-feira (13) uma operação contra um grupo suspeito de difundir mensagens de intolerância religiosa. Eles são suspeitos de colarem pela capital cartazes com mensagens de ódio contra judeus.

Quatro homens (um deles menor de idade, com 15 anos) foram identificados em vídeo difundido por aplicativos de trocas de mensagens. Três deles foram levados para prestar depoimento nesta sexta, suspeitos de serem skinheads. Um ainda é procurado. Eles ficarão presos, segundo informações do SPTV.

Foram cumpridos também 8 mandados de busca e apreensão na capital paulista e na região metropolitana, como a cidade de Osasco. Foram apreendidos materiais como facas, soco inglês, cartazes e camisetas com mensagens que pregam o ódio aos judeus.

Investigação

A investigação começou em novembro, depois que o rabino Moré Ventura postou o vídeo no Facebook sobre um cartaz que encontrou colado em um poste na Rua Augusta, noa região central de São Paulo. No vídeo, ele desafiafa os autores da mensagem a mostrarem o rosto. O cartaz preconceituoso era semelhante a outro encontrado no bairro de Higienópolis, tradicional reduto da comunidade judaica. Veja o vídeo.

Os quatro investigados por preconceito já haviam sido presos no início de 2017 na estação Anhangabaú do Metrô, na região central da cidade, depois de uma briga com punks. Mas, em seguida, foram liberados.

A Conib e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul acompanham também a investigação sobre o movimento armado que recrutou neonazistas gaúchos para lutar na Ucrânia.

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018