Notícias

O equívoco de Tarso Genro

03.02.2016

É incompreensível e condenável o equívoco do ex-ministro e ex-governador Tarso Genro quando, no seu twitter, comparou a perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial às investigações que envolvem o ex-presidente Lula e as consequentes repercussões sobre o caso.

Os judeus foram perseguidos e assassinados pelos nazistas e seus aliados pelo simples fato de serem judeus. Os nazistas criaram uma metodologia que visava a segregação, a desumanização e, por fim, a aniquilação do povo judeu. Esse objetivo era tão importante ao regime comandado por Hitler que desde o início figurou como política de Estado.

Tal contexto não se assemelha em nada ao atual cenário brasileiro, tornando falaciosa qualquer tentativa de equiparação entre o momento que vivemos e as perseguições e o extermínio sofridos pelo povo judeu.

Esta tentativa de comparar o genocídio de 6 milhões de pessoas no coração da Europa com as questões atuais brasileiras minimiza e banaliza o mal incomensurável perpetrado pelos nazistas contra os judeus e toda a humanidade.

Tarso Genro, assim, desrespeita a memória das vítimas e os sobreviventes dessa tragédia.

Elie Wiesel diz que esquecer é condenar novamente à morte os milhões de inocentes que foram sacrificados no Holocausto. Fazer comparações deste tipo, também.

Federação israelita do Rio Grande do Sul (03.02.2016)

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018