Notícias

Liderança comunitária e autoridades participam do Iom Kipur

03.10.2017

O Iom Kipur, dia mais sagrado do ano para os judeus de todo o mundo, reuniu membros da comunidade judaica em Porto Alegre na sinagoga União Israelita, numa cerimônia que iniciou ao entardecer desta sexta-feira(29/09).

Autoridades e representantes da Federação Israelita do RS participaram da cerimônia que marca o dia de jejum, reflexões e orações. É o dia da reconciliação e do perdão. “Iom Kipur não é qualquer dia, é  dia de pedir perdão a Deus, aos outros e a nós mesmos. Iom Kipur é o dia em que reconhecemos quem somos realmente, admitindo as falhas e nos responsabilizando por melhorar para ajudar a construir um mundo melhor”, destacou o rabino Ari Oliszewski durante a celebração.

O presidente da FIRS, Zalmir Schwartzman, lembrou a conexão entre as comunidades judaicas ao redor do mundo, que param no mesmo dia para refletir sobre seus atos. “Esse shabat, o mais importante do ano, é realizado há mais de três mil anos e em qualquer sinagoga que se vá, independente do lugar, os valores reforçados são os mesmos: ética, solidariedade, respeito ao próximo e senso de comunidade”, ressaltou Zalmir.

Representando o Tribunal Federal da Quarta Região (TRF4), a desembargadora Marga Inge Barth Tessler  destacou a importância deste momento de reflexão, especialmente num período tão conturbado na vida política do país. “Que a comunidade seja abençoada neste dia e que possamos contribuir para uma sociedade melhor”, finalizou.

No sábado(30/09) a diretoria da FIRS participou de parte da cerimônia no Centro Israelita Portoalegrense, instituição que comemora, este mês, o centenário de sua fundação.

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018