Notícias

Lançado em Porto Alegre livro brasileiro que aborda o humor de autores israelenses

08.09.2016

Foi lançado no dia 1º de setembro, em Porto Alegre, o primeiro livro no Brasil a estudar a importância do humor na moderna literatura israelense. Grande público das comunidades judaica e literária da Capital Gaúcha compareceram à Palavraria, uma tradicional livraria e espaço cultural situados no Bairro Bom Fim,  para o lançamento e a noite de autógrafos da autora, Leniza Kautz Menda.

Em Rindo do trágico: o humor na literatura israelense contemporânea, publicada pela Editora Artes e Oficios, são apresentadas e dissecadas as obras de escritores como Sayed Kashua (mestre da autoironia), David Grossman (com seu humor cáustico, que flerta com o preconceito), Meir Shalev (de um humor delicado, saudosista, que aponta um caminho de esperança mesmo em meio a adversidades e à guerra), Yoram Kaniuk (autor que tangencia o “humor negro”, explorando a sátira grotesca) e Amós Oz (cujos textos estão recheados de uma comicidade profundamente humana, capaz de lançar luzes sobre temas tão espinhosos quanto o conflito árabe-israelense).

Na apresentação, o psicanalista e escritor Abrão Slavutzki diz: “a leitura do livro é um convite a um passeio pelos escritores israelis. A literatura, como toda arte, expressa a alma dos povos. Logo esse livro também revela muitas facetas do Povo de Israel. O livro de Leniza Kautz Menda é o primeiro no Brasil a estudar a importância do humor na jovem literatura israeli”.

No final, registra Leniza: “o livro traz à tona o judaísmo dos shetetls judaicos com seus tipos característicos, embora assuma uma nova dimensão em Israel. É um humor que ultrapassa as fronteiras do regional ao abordar temas universais, entre os quais os grandes dilemas que afligem a humanidade: a vida e a morte. É um humor que, através do jogo de linguagem, manifesta o caráter satírico e tragicômico da realidade israelense contemporânea”.

Leniza tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, tradutora e intérprete da língua inglesa. Como ativista do grupo feminino judaico da WIZO-RS, Leniza frequentemente coordena grupos de leitura, palestras e atividades relacionadas à escritores judeus ou israelenses.

 

captura-de-tela-2016-09-08-as-14-56-29

Rindo do trágico: o humor na literatura israelense contemporânea

Editora Artes e Ofícios

184 pág.

R$ 46,00

 

 

 

 

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018