Notícias

Jornalista da Rede Globo lança livro sobre ramo judaico de sua família

09.12.2016

Luís Ernesto Lacombe, jornalista da Rede Globo, lançará hoje, dia 09 de dezembro, na Livraria Argumento (Leblon/RJ), o livro, “Carta de Elise – Uma história brasileira sobre o nazismo”. Na obra, ele conta a história de sua família pelo lado paterno: judeus alemães de sobrenome Heilborn.

Lacombe escreveu a partir das cartas trocadas entre seu avô, Ernst, e os tios, primos, irmão e amigos que ficaram na Alemanha, mas principalmente com a mãe dele, Elise, bisavó de Luís Ernesto. Curiosamente, ele só veio a conhecer essa parte da história da família depois da morte, em 2006, da sua avó Lisette, carioca que foi casada com Ernst. Foram descobertas mais de 200 cartas do marido. O jornalista explica porque não usa o sobrenome paterno profissionalmente: “Quando cheguei à Rede Globo, em 1997, acharam que, já que eu tinha prenome composto, Luís Ernesto, um sobrenome alemão seria demais. Virei o Lacombe. Agora, volto com tudo ao Heilborn, no meu quarto livro”.

Apesar de ter tentado lançar o livro ano passado, data dos 70 anos do fim do nazismo, Luís acha que ele está chegando no momento certo, com o crescimento da extrema direita em vários países: “A felicidade particular não basta. A felicidade plena está em olhar em volta, esticar o olhar, olhar em todo canto, e ver todo mundo feliz. Egoísmo, ódio, segregação, ignorância, tudo isso só leva o mundo ao buraco”.

 

Fonte: Alef News(clique para ver o link original)

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018