Notícias

Grupo de Diálogo Inter-Religioso participa do Fórum Social Mundial

19.01.2016

A promoção da paz entre a sociedade e as diferentes religiões foi pauta do encontro realizado na manhã desta terça-feira, dia 19, durante programação do Fórum Social Mundial (FSM). O ato ocorreu no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

O evento, contou com a presença do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que tem o Rabino Guershon Kwasniewski(SIBRA) como representante da comunidade judaica. O Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann e o Vice-Presidente Executivo, Albert Poziomyck, estiveram presentes.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati falou a importância da reflexão e da necessidade de diálogo em um momento de tensão mundial e intolerância, para que os humanos se respeitem e vivam em um mundo de paz. “Essa é a sociedade que queremos, que seja tolerante e combata as desigualdades e que não aconteça só com discurso, mas com prática”, ressaltou.

O prefeito destacou a criação do Grupo de Diálogo Interreligioso de Porto Alegre, iniciativa inédita do Brasil e reconhecida pela Lei Municipal nº 10.372, de 25 de janeiro de 2010. O grupo é integrado por lideranças das religiões católica, espírita, judaica, budista zen, budista tibetana, islâmica, fé-bahái, umbanda e cultos afro-brasileiros, anglicana e luterana. O objetivo do grupo é a busca do entendimento mútuo, servindo como exemplo para os povos das diferentes etnias e credos de que é possível encontrar a paz por meio do respeito, acolhimento das diferenças e do diálogo amoroso. “É uma demonstração de união e respeito às diferenças de crenças e credos. O grupo mostra que é possível conviver com respeito.” declarou o prefeito.
Também participaram do evento o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini, o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Trogildo, a presidente do Conselho Internacional do FSM, Salete Gamba, e os organizadores do fórum Mauri Cruz e Lélio Falcão.
Fotos: Ricardo Giusti/PMPA
Fonte: PMPA

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018