Notícias

Gregório Duvivier visita Israel e faz palestra na Universidade Hebraica de Jerusalém

25.01.2017

Gregório Duvivier visitou Israel, a convite do Instituto Harry S. Truman para o Avanço da Paz, ligado à Universidade Hebraica de Jerusalém, onde deu uma palestra no seminário internacional “Brasil, Israel e Palestina- política, religião e a busca pela paz”, organizado pelos professores James Green, da Brown University, e Michel Gherman, da UFRJ.

Duvivier falou sobre política e mídia no Brasil. Também revelou sua admiração por escritores israelenses, como Etgar Keret, o que fortalece seu apreço pelo poder da literatura. “Você deixa de ver um país dividido em dois lados e começa a ver as pessoas. Tudo muda”.

“Quando cheguei aqui, vi que cada lado tem milhões de histórias, não apenas uma, como sempre me disseram”, prosseguiu. “Vim para cá não para resolver essas contradições, mas para ficar mais confuso. Se era esse o objetivo de vocês, conseguiram!”.

Disse que tem uma tia judia, porque seu avô casou com uma judia em um segundo matrimônio. Por outro lado, parte da família é de esquerda e critica fortemente Israel, “muitas vezes sem base”, segundo ele. Assim, “nunca tive um pensamento próprio sobre o tema, porque nunca tinha estado aqui, nem havia lido muito a respeito. Só comecei a conhecê-lo em 2016, por meio da literatura israelense”.

O simpósio, já em sua sexta edição, visa mostrar aos israelenses a relevância do Brasil no cenário internacional. Neste ano, houve pela primeira vez a participação de professores de universidades e centros de estudos palestinos. Foram discutidas as relações entre política e religião nos contextos, israelense, palestino e brasileiro.

Também participaram o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista; Fernando Brancoli, professor do Instituto de relações Internacionais da UFRJ; e Guilherme Casarões, do Centro de Relações Internacionais da FGV, via teleconferência.

 

Fonte: CONIB

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018