Notícias

França lembra vítimas de ataques contra Charlie Hebdo e mercado judaico Hyper Cacher

07.01.2016

O presidente da França, François Hollande, prestou homenagem a 17 vítimas mortas em ataques de extremistas islâmicos contra a publicação satírica Charlie Hebdo, o mercado Hyper Cacher de produtos judaicos (kosher) e a polícia. Os ataques completam um ano nesta semana. Em ambos os locais foram descerradas placas em memória das vítimas dos atentados.

Familiares das vítimas se uniram a Hollande e outras autoridades perto do prédio onde a equipe do Charlie Hebdo fazia uma reunião de pauta quando dois irmãos fortemente armados invadiram o local, em 7 de janeiro de 2015, matando 11 pessoas. Foi também homenageado o policial morto quando tentava perseguir os homens que fugiam. O policial, muçulmano, foi lembrado com a mensagem “Eu sou Ahmed”, pintada com spray em vermelho, branco e azul, as cores da bandeira da França.

Logo após Hollande homenageou também as quatro pessoas mortas em um mercado de produtos kosher, um ataque que reavivou os temores de antissemitismo, na nação com a maior comunidade judaica da Europa. O presidente se encontrou rapidamente com alguns dos sobreviventes do ataque ocorrido dentro do mercado, incluindo o malinês Lassana Bathily, que escondeu vários reféns no estoque do subsolo da loja e fugiu para ajudar a polícia na operação de resgate dos 15 reféns. Bathily foi considerado um herói e recebeu a cidadania francesa.

No próximo sábado (09), a previsão é de que Hollande compareça, novamente na mercearia judaica Hyper Cacher, a uma cerimônia organizada pelo Conselho representativo das instituições judaicas da França.

 

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018