Fotos

Entrega da obra de restauração do Cemitério Israelita de Philippson – Santa Maria

20.05.2016

No meio do Pampa Gaúcho, a comunidade judaica reencontrou sua história na tarde da última quinta-feira (19). Em solenidade para cerca de 50 pessoas, a obra de restauração do Cemitério Israelita de Philippson, localizado em uma fazenda às margens da BR-158, em Itaara, foi entregue oficialmente à comunidade. Tombado pela Secretaria de Cultura do Estado como Patrimônio Cultural, o local é o berço da primeira imigração organizada dos judeus ao Rio Grande do Sul, em 1904.

Com investimento em torno de R$ 500mil, o cemitério recebeu a consolidação e restauração dos muros; restauração e adequação do portal de entrada; remoção do piso; reintrodução de grama; instalação de novos passeios de pedras; drenagem do terreno; restauração, consolidação e limpeza dos túmulos; e instalação de bancada com mapeamento dos túmulos. As ornamentações existentes nos túmulos também foram restauradas.

Leia mais sobre a cerimônia: http://www.firs.org.br/obra-de-restauracao-do-cemiterio-israelita-de-philippson-e-entregue-a-comunidade/

 

Veja Também