Notícias

FIRS traz a Porto Alegre o Diretor do Museu do Holocausto de Curitiba

11.08.2016

Trazido pela Federação Israelita do RS,  Carlos Reiss, diretor do único Museu do Holocausto no Brasil, localizado em Curitiba/PR, vai falar sobre a luta contínua dos países contra a segregação e o autoritarismo em evento na OAB/RS – na Rua Washington Luiz, 1110, terça-feira, 16 de agosto, às 18h. O título da palestra é “O Universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”. 

Inaugurado em 2011, o museu tem como objetivo principal educar, através da história de vítimas e sobreviventes do Holocausto, para o papel de cada cidadão na resistência contra ações e ideologias que disseminem o preconceito e o ódio em nossa sociedade.

Para o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, trazer à Porto Alegre pessoas com propriedade para falar sobre assuntos como racismo, intolerância e desrespeito, ainda visivelmente presentes em nossa sociedade, é um passo em direção à conquista de mais igualdade e justiça. Para Chwartzmanné de fundamental importância que o Brasil possua um local de acervo, que reúna as memórias e principalmente as histórias que resultaram do holocausto. “O Museu, localizado em Curitiba, é um símbolo da luta contra a intolerância, o racismo, o preconceito e o ódio. Ele ajuda a contar e a principalmente fazer com que as pessoas não esqueçam das vítimas da perseguição nazista e, principalmente, de suas histórias”, diz o presidente.

O encontro que faz parte das atividades do Mês do Advogado, promovido pela OAB/RS, será aberto ao público e faz parte da programação que debate questões que envolvem Gênero e Raça e reunirá, além de Reiss, outros palestrantes, representantes da FIRS, advogados e demais pessoas interessadas no tema. Inscrições prévias através do site www.oabrs.org.br.

Pela manhã, Reiss visitará o Colégio Israelita, onde se encontrará com a direção, professores e alunos.

biografia de Carlos Reiss é vasta. Formado em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou relações internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém e fez pós graduação em geopolítica na Universidade de Tuiuti do Paraná. Reiss, atualmente é coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba também é curador da exposição itinerante “Tão somente crianças: infâncias roubadas no holocausto”.

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018