Notícias

FIRS e OAB/RS vistam o Museu do Holocausto de Curitiba

03.08.2016

Nesta terça-feira, dia 2 de agosto, uma comitiva composta por representantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, visitaram o Museu do Holocausto de Curitiba. A iniciativa faz parte das ações relacionadas ao convênio das duas instituições no Projeto “OAB vai à Escola” que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula.

A comitiva, formada por Beatriz Maria Luchese Perufo, Conselheira Estadual da OAB/RS e presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada; Carlos Luiz Sioda Kremer, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS; Jorge Luiz Terra da Silva, Procurador do Estado e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no RS; Neusa Maria Rolim Bastos, Conselheira da Sub-Seção da OAB em Canoas e os Vice-Presidentes da FIRS, Albert Poziomyck, Luiz Carlos Levenzon e Roberto Wofchuk, foi recebida pelo Presidente da Federação Israelita do Estado do Paraná, Ari Taperman, pelo Diretor Jurídico da FIEP, Reinaldo Mirico Aronis e pelo Diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss.

A programação iniciou com uma visita à sinagoga Beit Yaacov, conduzida pelo presidente da FIEP. Logo após o grupo dirigiu-se ao museu que ocupa espaço, assim como a sinagoga, uma escola e um clube, dentro do complexo do Centro Israelita do Paraná(CIP). A visita ao museu foi coordenada pelo seu diretor, Carlos Reiss, que durante o percurso mostrava o acervo e explicava ao grupo as diretivas educacionais da instituição. “O Holocausto não é UMA história de milhões de pessoas, mas sim MILHÕES de histórias das quais podemos tirar inúmeras lições”, salientou Reiss logo na entrada. “Temos que humanizar e universalizar o ensino do Holocausto, fazendo um paralelo com a vida das pessoas, despertando valores e mostrando que elas tem a responsabilidade com o mundo a sua volta”, completa Carlos.

Após a visitação, que comoveu e motivou o grupo, foi realizada uma reunião almoço onde foram debatidas temáticas e dinâmicas para a transmissão do conteúdo, assim como a parceria do museu na produção de material e apoio ao projeto.

Esta foi a segunda visita das instituições ao museu, a primeira aconteceu em setembro do ano passado, logo após a assinatura do convênio.

Confira aqui as fotos da visita ou acesse nossa página no Facebook..

Convênio FIRS e OAB/RS no Projeto OAB Vai à Escola 

O convênio visa aproveitar as lições aprendidas através do estudo do Holocausto na construção de uma sociedade baseada na tolerância e na fraternidade, em respeito aos direitos humanos e consagração do processo civilizatório. Através de atividades em conjunto, as duas instituições pretendem propiciar a crítica aos processos totalitários, à intolerância e discriminação, por qualquer fundamento, em atividades especialmente dirigidas para alunos, pais e professores das escolas públicas estaduais em suas mais de uma centena de sub-seccionais em todo o Estado.

Pela parceria, as entidades promoverão encontros e trabalhos em conjunto, a fim de esclarecer e advertir acerca dos efeitos danosos à sociedade quanto à divulgação e manifestações de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentem contra a formação de uma sociedade pluralista, democrática e tolerante. E também com o intuito de estimular o exercício da cidadania, dos valores morais e sociais, da busca por equilíbrio social e do bem comum.

Leia Mais

“Quatro anos sem Nisman: a verdade é a melhor homenagem”

Com razão se afirma que o promotor argentino Alberto Nisman foi a 86ª vítima do atentado à organização judaica...

Leia mais

18.01.2019

Aliáh: número de não judeus supera o de judeus em 2018, entenda por quê.

Por Marcus M. Gilban Pela primeira vez desde a independência em 1948, Israel anunciou que o número de olim...

Leia mais

18.01.2019

Minha Ligação Com Um Time da Segunda Divisão da Lituânia, por Amir Bliacheris

Amir Ribemboim Bliacheris O time da foto acima é o FK Utenis Utena, da cidade de Utenas, na Lituânia....

Leia mais

18.01.2019

Sancionada lei que permite faltar a provas por crença religiosa

O Diário Oficial da União publicou, no dia 4 de janeiro, alteração na Lei de Diretrizes e Bases da...

Leia mais

18.01.2019

Turismo de Jerusalém foi o que mais cresceu em 2018

De acordo com ranking divulgado pela Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado global, Jerusalém lidera entre as cidades...

Leia mais

21.12.2018