Notícias

Federação Israelita destaca que justiça foi feita com condenação de skinheads

21.09.2018

No dia em que a comunidade judaica comemora o Iom Kipur, também conhecido como Iom ha Din ou Dia do Juízo, três skinheads que atacaram jovens judeus em Porto Alegre foram condenados pela agressão realizada em 2005 na capital gaúcha. A Federação Israelita do RS (FIRS) destaca que o resultado traz a sensação de que a justiça foi feita. O presidente da entidade, Zalmir Chwartzmann, ressalta que a decisão, inédita, é essencial para conscientizar sobre os perigos do discurso de ódio e da intolerância.

“O julgamento de hoje entra para a história da Justiça brasileira, não só para a comunidade judaica, mas para toda sociedade, que precisa combater o ódio e o discurso de ódio dos radicais”, relatou.

Thiago Araújo da Silva foi condenado a 13 anos de reclusão e apela em liberdade. Fábio Roberto Sturm foi condenadio a 12 anos e 8 meses de reclusão e apela em liberdade. Já Laureano Vieira Toscani foi condenado a 13 anos de reclusão e já tendo sido decretada a prisão.

Os outros nove réus do caso ainda passarão por julgamento. A Federação ainda agradece a participação dos advogados Hélio Sant’Anna, Helena Sant’Anna e João Batista Saraiva durante todo processo, assim como o trabalho de investigação dirigido pelo Delegado Paulo Cesar Jardim.

Jovens judeus atacados

A agressão ocorreu em maio de 2005 na Cidade Baixa, em Porto Alegre. As vítimas, três jovens judeus que usavam quipás, passaram em frente a um bar na Rua Lima e Silva. O grupo de agressores estava dentro do estabelecimento, foi para a rua e iniciou o ataque com golpes de facas e canivetes. O Ministério Público denunciou os 14 agressores como skinheads e com ligações antissemitas e nazistas.

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018