Notícias

Embaixador do Azerbaijão visita a Federação Israelita

18.11.2015

Elnur Sultanov, esteve em Porto Alegre e fez questão de conhecer a comunidade judaica gaúcha

Em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul, Elnur Sultanov, Embaixador do Azerbaijão, visitou a sede da FIRS no dia 17 de novembro quando foi recebido pelo presidente Zalmir Chwartzmann, acompanhado dos vice-presidentes, Albert Poziomyck e Zelig Prikladniki, do diretor Rafael Bán Jacobsen e do professor Wremir Scliar.

A motivação da visita do embaixador foi de estreitar laços com os estados brasileiros, divulgar seu país, que se orgulha em ser a primeira democracia secular do mundo muçulmano em 1918.

O embaixador Sultanov destacou que o Azerbaijão é, hoje um país laico, multicultural, que respeita os valores de liberdade e tolerância, incentiva o diálogo inter-religioso, preservando a memória das religiões judaica, cristã e muçulmana que marcam sua presença há milênios na região. Igrejas, sinagogas e mesquitas convivem de forma positiva e são subsidiadas pelo governo, assim como templos antigos e sítios sagrados são preservados e disponibilizados para visitação.

O diplomata contou ao grupo de representantes da FIRS que existe uma forte comunidade judaica em seu país que conta com cerca de 30 mil pessoas, em um universo de nove milhões e meio de habitantes. Com um semblante de orgulho, Sultanov disse que a comunidade judaica conta com muito respeito da população pelo seu histórico de identificação e pela contribuição para o desenvolvimento país. Segundo ele, membros da comunidade judaica tiveram papéis importantes na conquista de independência e defesa da integridade territorial do país, logo após na área política elegendo ministros e prefeitos, assim como na área acadêmica, à exemplo do físico Lev Landau, Prêmio Nobel em 1964, da comunidade judaica de Baku, capital do Azerbaijão.

Por tudo isso, e pela histórica criação da identidade do povo azerbaijanes, o embaixador afirma que no seu país não conhecem a palavra anti-semitismo.

Elnur contou ainda sobre a profícua relação de seu país com Israel. Grande produtor de petróleo da região, destacado por seus avanços tecnológicos nessa área, o Azerbaijão é responsável por 40% do petróleo importado por Israel. Também existe um grande intercâmbio acadêmico e comercial entre os dois países.

Por esta relação de respeito e admiração, o embaixador fez questão de se apresentar à comunidade judaica local e disponibilizar a embaixada para ações e projetos em conjunto.

 

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018