Notícias

Documentário Mamaliga Blues participa do VII Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife

16.09.2016

Depois de ser exibido nos festivais de cinema com temática judaica de Atlanta, Miami e São Paulo, o documentário road movie Mamaliga Blues, do gaúcho Cassio Tolpolar, cai de novo na estrada e chega a Recife. A produção, que retrata a busca de uma família judia brasileira por suas raízes na antiga Bessarábia, agora participa do VII Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, com exibição marcada para o dia 16 de setembro, às 17h, na Sala Multimídia da Caixa Cultural (mais informações no site https://www.ufpe.br/filmedorecife).

Paralelamente às exibições de Mamaliga Blues, o diretor prepara a produção de um curta-metragem sobre a imigração judaica para Philippson, no Sul do Brasil. O projeto recebeu o prêmio Asylum Arts Small Grants concedido pela Asylum Arts, fundação sediada em Nova York que apoia iniciativas artísticas ligadas à cultura judaica contemporânea. O novo filme, ainda sem nome, deve ser concluído no final de 2016.

Mamaliga Blues já foi exibido no Doc Shop, no Canadá; no the South East European Film Festival em Los Angeles; no the International Conference on Jewish Genealogy,  em Utah; no Festival de Cinema de Gramado; no Midrash Centro Cultural e ARI, no Rio de Janeiro; no Miami Jewish Film Festival; no Breman Museum, em Atlanta; na Fordham University, em Nova York; na Jewish Genealogical Society of Greater Philadelphia, na Filadélfia; no Festival CRONOGRAF, na Moldávia; no Brazilian Cultural Center of Tel Aviv, em Tel Aviv, no Festival de Cinema Judaico de São Paulo e outros.

Sobre o documentário

Sinopse: Em 1931, Abram Tolpolar e sua esposa Raquel emigraram da Moldávia até o Sul do Brasil. Setenta e sete anos depois, seu único filho, Mauro Tolpolar, fez a viagem de volta. Acompanhado de seus dois filhos, que nunca tiveram a chance de conhecer os avós, Mauro visitou os vilarejos onde seus pais nasceram e achou repostas de um passado desconhecido. Com apenas uma foto antiga de um túmulo, os Tolpolares percorreram paisagens antigas, cemitérios abandonados e chegaram a lugares desconhecidos, sempre procurando pistas de parentes desaparecidos durante o Holocausto.

Você pode saber mais acessando site http://www.mamaligablues.com/ 

Confira o Trailer

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018