Notícias

Escritor israelense David Grossman participa de Programação na Capital Gaúcha

04.11.2016

O escritor e pacifista israelense David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura ficcional contemporânea, esteve em Porto Alegra graças a uma parceria entre o Fronteiras do Pensamento e a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem.

Com mediação de Adriana Carranca, a palestra, intitulada “David Grossman – Uma literatura pela paz”, foi realizada no domingo (30.10) no Theatro São Pedro. O bate papo que lotou o teatro trouxe à tona as experiências deste engajado autor cuja obra é marcada pela militância pacifista da defesa do Estado de Israel. Defensor da literatura como arma para restabelecer as relações diplomáticas entre as regiões conflituosas do Oriente Médio, Grossman relatou, dentre outros assuntos, o que tristemente lhe ocorreu em 2006, quando se envolveu no pedido de cessar-fogo da Guerra do Líbano, ao lado de Amós Oz e A. B. Yehoshua, apenas dois dias antes de seu filho Uri, sargento do exército israelense, morrer tragicamente em um ataque contra a milícia do Hezbollah. O escritor transformou a experiência do luto em uma de suas mais aclamadas obras, “Fora do Tempo” (Cia. Das Letras), publicado em 2011.

– “A imaginação e a esperança estão unidas no homem. A esperança é um ato de imaginação, de criação – afirmou o escritor. – A essência da imaginação é a liberdade. Quando imaginamos, sentimos algo como uma elevação, vislumbramos diferentes modos como a realidade poderia se combinar e ser diferente”, disse o escritor.

Nascido em Jerusalém, em 1954, formado em filosofia e teatro, escreve em diversos gêneros literários (ficcional, poesia, ensaio, infantil), têm mais de 20 livros traduzidos em diversos idiomas, entre eles “O Livro da Gramática Interior” (2015), “Garoto Zigue-Zague” (2014), “Boa-Noite Girafa” (2013), “Duelo” (2010), “A Mulher Foge” (2009), “Desvario” (2008), “Ver: Amor” (2007), “Mel de Leão” (2006) e “Alguém para correr comigo” (2005).

A diretoria da FIRS ofereceu um jantar a Grossman e à Patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, Cintia Moscovich, na noite de sábado(29.10).

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018