Notícias

Conib encontra ministro da Educação para tratar de edital antissemita na UFABC

14.07.2016

Fernando Lottenberg, presidente da Conib, reuniu-se nesta terça-feira (12) em Brasília com o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ele esteve acompanhado pelo assessor Alon Feuerwerker.

Na pauta, um edital da UFABC que compara o sionismo ao nazismo e ao apartheid, a realização da prova do ENEM aos sábados e a inclusão da história dos judeus no Brasil na base nacional curricular.

O edital para contratação de professor de Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do ABC, que está na web, trata em seu conteúdo programático da “conexão dos regimes racistas: apartheid, nazismo, sionismo” (veja imagem abaixo).

O ministro ficou surpreso e aborrecido e comentou que o caso é “absurdo”. Ele o encaminhou à Secretaria de Educação Superior (SESU), para análise do que pode ser feito pelo Ministério e o que cabe à Universidade. As diretorias da Conib e da Fisesp encontrarão na próxima sexta-feira o reitor da UFABC para tratar da questão.

Lottenberg também reapresentou os ofícios sobre a inclusão de temas como a Inquisição e o Holocausto na Base Nacional Comum Curricular, que já haviam sido mostrados à secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro, e apresentou ao ministro o projeto Fabio Dorf, da entidade de direitos humanos B’nai B’rith, que trata da participação dos judeus na construção do Brasil. O ministro apreciou a entrega deste documento.

A realização da prova do ENEM aos sábados foi o terceiro tema tratado. Estão em discussão, para 2017, duas alternativas: a realização de uma outra prova, com outras questões, no sábado à noite, ou a realização da prova em outro dia da semana em conjunto com as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

 

Fonte: CONIB

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018