Notícias

Congresso das Entidades Judaicas do Estado acontece neste final de semana em Porto Alegre

01.12.2017

Desde que foi criado, em 2011, o Congresso das Entidades da Comunidade Judaica do Rio Grande do Sul atende ao objetivo da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) de promover ações regulares de relacionamento com todas as suas 36 entidades filiadas, visando ao enfrentamento dos grandes temas que atingem o cotidiano da comunidade judaica gaúcha, estreitando vínculos e proporcionando um espaço de fortalecimento institucional.

Dentre os objetivos específicos do congresso estão:

  • Reunir as entidades para discutir a comunidade de forma estratégica e capacitá-las para enfrentar os desafios contemporâneos.
  • Criar um fórum permanente para mobilização, discussão e criação de grupos temáticos que possam apresentar projetos que possibilitem o enfrentamento dos desafios identificados.

Participam desta atividade dirigentes e sócios das entidades judaicas gaúchas e membros da comunidade. O congresso acontecerá no espaço do Colégio Israelita e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira(01/12) pelo telefone 51-3019,4800. Informações pelo e-mail: ilana@firs,org.br

Um dos pontos mais atrativos do congresso são os palestrantes convidados. Sempre na busca de ideias inovadoras, os convidados são especialistas reconhecidos nacionalmente em sua área de atuação. Já participaram nas edições anteriores, por exemplo, Marlova Jovchelovitch, coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais da Unesco; Jorge Schulman, diretor do Joint Distribution Committee [Comitê Unido de Distribuição Judaico-Americano] para a America Latina; Ilan Sztulman, hoje Embaixador de Israel na Argentina; Cláudia Costin, então secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro; Antônio Carlos de Avelar Bastos, coordenador da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do RS e Luciano Alabarse, diretor de Teatro, hoje secretário de Cultura de Porto Alegre.

Palestrantes deste ano

Rafael Martins

CEO e Co-Fundador do Share, empresa especializada em curadoria de cursos e eventos em comunicação e publicidade, realizando até hoje, mais de 49 eventos próprios em mais de 8 estados, além de diversos projetos para empresas e faculdades. Presidente do Grupo Digital do RS. Consultor e Palestrante. É considerado um dos principais nomes do digital no país.

Paulo Amorim

Idealizador da Parallax, empresa que atua no Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Graduado em Administração de Empresas e Mestre em Administração pela UFRGS. Tem mais de 35 anos de atuação na área de Gestão e Pessoas, com passagem por grandes empresas como Coca-Cola, Gerdau e Dell Computadores, em funções executivas com abrangência Nacional e Global. Considerado um dos RHs mais admirados e respeitados do Brasil.

Pedro Muszkat

Formado em Design pela Belas artes, pós graduado em Administração de empresas pela FGV e com especialização em inovação social pela Amani Institute. Recebeu prêmio com projeto exposto no Museu da Casa Brasileira e na bienal brasileira de design com uma bicicleta inclusiva e possui experiência internacional no centro de empreendedorismo em Tel Aviv – Israel. Atualmente dirigi o Merkaz – centro de empreendedorismo da comunidade judaica e tem uma startup de lembranças personalizadas – Trekos.

Henry Gherson

Formado em publicidade, foi ativista do movimento juvenil NOAM. Fez shnat em 2011. Trabalha na Organização Sionista Mundial, e desde 2013 é assessor executivo da Federação Israelita SP, responsável pela área de juventude. Também é coordenador e responsável pelo NOAM na América Latina.

Michel Gherman

Possui graduação em História com licenciatura em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É mestre em Antropologia e Sociologia – Hebrew University Of Jerusalem (2007).Tem título de doutor pelo Programa de Pós Graduação em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente Michel Gherman é professor vinculado ao Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes na mesma Universidade. Michel Gherman também é pesquisador do Núcleo de Estudos da Política da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

André Lajst

André Lajst, neto de sobrevivente do holocausto, oficial acadêmico da reserva da inteligência da força aérea de Israel, mestre pela IDC de Israel em governo, diplomacia e conflito árabe Israelense.

Bruno Laskowsky

Bruno tem mais de 27 anos de atuação no Mercado Financeiro, Real Estate, Consultoria/Gestão Empresarial e Finanças corporativas junto a Bancos, Empresas Nacionais e Internacionais e Instituições Publicas, tanto no Brasil e quanto no exterior (EUA, Latam e Europa), atuando, principalmente, na Gestão de Ativos, Desenvolvimento e Gestão de Negócios, Estratégia Corporativa e Transformação/Re-estruturação de Empresas.Bruno atualmente é Membro do Comite Executivo do Banco Credit Suisse no Brasil e é Managing Director do Banco responsável pela Asset Imobiliária, tendo sob gestão mais de R$5 Bi de investimentos. Anteriormente foi Presidente da Inpar/Viver e da Cyrela Commercial Properties. Além disso, Bruno atuou como Senior Advisor do BCG (Boston Consulting Group) e foi também Sócio Líder da Prática de Serviços Financeiros da A.T. Kearney na America Latina.

Bruno, atualmente é membro do do Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein em São Paulo e fez parte do Conselho de Administração do Grupo Sonae Sierra no Brasil. Bruno foi Presidente da Federação Israelita de São Paulo (FISESP), membro do Conselho de Administração da Unibes e foi Presidente da Instituição de 2005 até 2011, membro do Conselho do Verdescola uma Instituição voltada ao ensino de jovens de baixa renda no litoral norte de São Paulo. Fez parte do Conselho Consultivo do Instituto PROA (ligado a fundação Lemann) e Conselho dos Parceiros da Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Cursou o Owners and Presidents Management Program (OPM) na Harvard Business School. Bruno tem Mestrado em Administração de Empresas pela COPPEAD (Programa de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro) com extensão na NYU.

Programação

DIA HORA EVENTO/PALESTRA PARTICIPANTES LOCAL
2/12 09:00 Credenciamento CIB
  09:30 Boas-Vindas e Abertura Zalmir Chwartzmann

Sebastian Watenberg

CIB
  10:00 Painel 1: O Que Querem Os Jovens? Pedro Muszkat

Henry Gherson

CIB
  12:00 Almoço CIB
  13:00 Painel 2: Em Busca de Novos Modelos Comunitários Bruno Laskowsky CIB
  15:00 Painel 3: Somos Uma Comunidade Democrática? André Lajst

Michel Gherman

CIB
  17:00 Coffee Break CIB
  17:30 Reunião sobre Segurança Comunitária

(Somente para Presidentes de Entidades)

Ariel Sandes

Ezequiel Gotlib

CIB
3/12 09:00 Painel 4: Comunicação Rafael Martins CIB
  11:00 Coffee Break CIB
  11:30 Plenária de Encerramento Zalmir Chwartzmann

Sebastian Watenberg

CIB

 

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018