Notícias

Comunidade judaica celebra Ano Novo das Árvores

15.01.2016

A festividade, que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel, terá comemoração no litoral gaúcho no dia 14/02.

No dia 25/01 é a data da festividade de Tu Bishvat, que assinala o início do Ano Novo das Árvores. Essa é a estação na qual as primeiras árvores a brotar na Terra de Israel emergem do seu sono de inverno e iniciam um novo ciclo de produção de frutas. Para celebrar a data, judeus do mundo inteiro dedicam-se a plantar uma árvore, valorizando a importância da natureza em nossas vidas. Outro costume específico de Tu B’Shvat é o de comer frutas secas.

A comunidade judaica do Rio Grande do Sul irá comemorar o Tu B’Shvat no domingo 14/02, às 18h, na praça Estado de Israel, na Zona Nova de Capão da Canoa, em frente ao Mar. As entidades Na’amat Pioneiras e a Sinagoga da União Israelita Porto-alegrense promoverão o plantio de árvores no local.

A festa de Tu B’Shvat teve sua origem ligada à agricultura, sendo, inicialmente, celebrada no meio da estação das chuvas para marcar a idade das árvores, com o propósito da colheita e oferenda das suas frutas. Hoje tornou-se uma festividade com valor ecológico que simboliza a ligação entre o povo judeu e a Terra de Israel.

 Uma analogia entre a árvore e o ser humano pode ser feita. Assim como a árvore está em constante crescimento, também nós devemos crescer; do mesmo modo como produz seus frutos, também devemos produzi-los. Em Tu Bishvat devemos renovar o crescimento pessoal, assim como as árvores começam a retirar a umidade e nutrientes da terra.

A raiz simboliza a conexão com a fonte, nossa fé; o tronco representa a parte principal que sustenta e representa o estudo da Torá e o cumprimento das mitsvót e o fruto está ligado com o resultado: a meta atingida, nossa influência positiva e contínua na preservação de nossos valores.

Tu Bishvat-01

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018