Notícias

Começou a Festa das Luzes para a comunidade judaica

15.12.2017

A comunidade judaica celebrou ontem, no final da tarde, mais um acendimento das velas de Chanukiá gigante – um candelabro com oito braços que, este ano, ocorreu no Shopping Iguatemi. A solenidade faz parte das festividades de Chanucá – “Festas das Luzes”, comemorada entre os dias 12 e 19 de dezembro em 2017. Na ocasião, o presidente da Federação Israelita do RS (FIRS) lembrou dos diversos povos que ainda sofrem com o preconceito e perseguições, além de reforçar a mensagem da passagem de Chanucá. “Comemoramos essa data porque ela marca a preservação dos valores e da liberdade”.

O rabino Mendel Liberow mandou uma mensagem de paz para esta época, desejando que toda a sociedade possa acender a sua vela para afastar a escuridão e os atos de violência contra a humanidade. O acendimento das velas prossegue até o dia 19 de dezembro.

Chanucá

Este período celebra a resistência do povo judeu em, aproximadamente há 2200 anos, aceitar a coerção religiosa imposta pelos antigos gregos e a vitória dos Macabeus – grupo de resistência judaica – que expulsaram o inimigo de Jerusalém e reconquistaram o Templo Sagrado. A palavra Chanucá, em hebraico, significa inauguração; refere-se à consequente reinauguração do Grande Templo de Jerusalém. Era necessário, naquele momento, reacender a Menorá (candelabro), símbolo da luz espiritual de Israel.

Mas, para acender a Menorá só havia um único frasco pequeno, de azeite puro, que duraria apenas um dia. Milagrosamente, sua chama permaneceu acesa durante oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Para lembrar o milagre do azeite, habitualmente come-se comida cozida com o óleo em abundancia, como os sonhos, pastéis e batatas fritas.

 Desde a histórica vitória, os judeus celebram Chanucá durante oito dias e, ano após ano, à época de Chanucá, luzes são acesas em todos os lares judaicos, para celebrar os acontecimentos daqueles dias, iluminados por esta mensagem eterna: “a luz espiritual de Israel nunca será apagada”.

Leia Mais

Cia Municipal de Dança estreia espetáculo de coreógrafa israelense em Porto Alegre

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia o novo espetáculo Brazil Beijo, da coreógrafa israelense Orly Portal,...

Leia mais

05.10.2018

A Alemanha tem o eterno dever de combater o antissemitismo, diz Merkel no Yad Vashem

“Cerca de 80 anos atrás, na noite de 9 de novembro – na Kristallnacht, (‘Noite dos Cristais’) – o...

Leia mais

05.10.2018

O Anjo do Mossad : filme narra história de espionagem entre Egito e Israel

Já está disponivel, para os assinantes da Netflix, “O Anjo do Mossad” (The Angel), novo filme de Ariel Vromen...

Leia mais

28.09.2018

Sobreviventes do Holocausto conversam com alunos de escola pública de Santa Maria

O Painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade, parceria realizada entre o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e B’nai B’rith, apresentou-se...

Leia mais

28.09.2018

Condenação de neonazistas deve inibir ações racistas e antissemitas no Brasil, diz advogada Helena Sant’Anna à CONIB

Em entrevista exclusiva à Conib, a advogada Helena Druck Sant´Anna, que conduziu o processo que levou à condenação de...

Leia mais

28.09.2018