Notícias

Começou a Festa das Luzes para a comunidade judaica

15.12.2017

A comunidade judaica celebrou ontem, no final da tarde, mais um acendimento das velas de Chanukiá gigante – um candelabro com oito braços que, este ano, ocorreu no Shopping Iguatemi. A solenidade faz parte das festividades de Chanucá – “Festas das Luzes”, comemorada entre os dias 12 e 19 de dezembro em 2017. Na ocasião, o presidente da Federação Israelita do RS (FIRS) lembrou dos diversos povos que ainda sofrem com o preconceito e perseguições, além de reforçar a mensagem da passagem de Chanucá. “Comemoramos essa data porque ela marca a preservação dos valores e da liberdade”.

O rabino Mendel Liberow mandou uma mensagem de paz para esta época, desejando que toda a sociedade possa acender a sua vela para afastar a escuridão e os atos de violência contra a humanidade. O acendimento das velas prossegue até o dia 19 de dezembro.

Chanucá

Este período celebra a resistência do povo judeu em, aproximadamente há 2200 anos, aceitar a coerção religiosa imposta pelos antigos gregos e a vitória dos Macabeus – grupo de resistência judaica – que expulsaram o inimigo de Jerusalém e reconquistaram o Templo Sagrado. A palavra Chanucá, em hebraico, significa inauguração; refere-se à consequente reinauguração do Grande Templo de Jerusalém. Era necessário, naquele momento, reacender a Menorá (candelabro), símbolo da luz espiritual de Israel.

Mas, para acender a Menorá só havia um único frasco pequeno, de azeite puro, que duraria apenas um dia. Milagrosamente, sua chama permaneceu acesa durante oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Para lembrar o milagre do azeite, habitualmente come-se comida cozida com o óleo em abundancia, como os sonhos, pastéis e batatas fritas.

 Desde a histórica vitória, os judeus celebram Chanucá durante oito dias e, ano após ano, à época de Chanucá, luzes são acesas em todos os lares judaicos, para celebrar os acontecimentos daqueles dias, iluminados por esta mensagem eterna: “a luz espiritual de Israel nunca será apagada”.

Leia Mais

Capão da Canoa recebe mais uma edição do tradicional Grenal Judaico

Vem aí mais uma edição do tradicional Grenal Judaico. O evento está programado para o próximo dia 27 de...

Leia mais

12.01.2018

Mulheres judias se destacam na noite do Globo de Ouro

Em um mar de vestidos pretos, um grupo de atrizes femininas judias se destacou da multidão, não apenas pelos...

Leia mais

12.01.2018

Vereadora Monica Leal se posiciona e alerta autoridades sobre possivel manifestação antissemita no show de Roger Waters em Porto Alegre

O músico e compositor Roger Waters, além de mundialmente conhecido como ex-lider da banda Pink Floyd e autor de...

Leia mais

12.01.2018

Diretoria da Federação Israelita do RS prestigia posse do vereador Valter Nagelstein na presidência da Câmara Municipal

A diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) prestigiou a posse do vereador Valter Nagelstein na...

Leia mais

08.01.2018

Federação Israelita entre em recesso até janeiro

A Federação Israelita informa que estará em férias coletivas entre os dias 26 de dezembro de 2017 à 07 de janeiro...

Leia mais

22.12.2017